41ª Mostra Internacional de Cinema SP terá 394 filmes e novas tecnologias

A 41ª Mostra Internacional de Cinema SP vai abordar temas sobre o meio-ambiente Com um acervo de 394 filmes em exibição, a 41ª Mostra Internacional de Cinema SP vai ter...

A 41ª Mostra Internacional de Cinema SP
vai a
bordar temas sobre o meio-ambiente

Com um acervo de 394 filmes em exibição, a 41ª Mostra Internacional de Cinema SP vai ter um pouco para todos. Abordando temas como diversidade e meio ambiente, a mostra contará com 98 filmes dirigido por mulheres e documentários importantes. Entre eles, o de maior destaque é o Uma Verdade Mais Inconveniente, a continuação do documentário de Al Gore sobre o aquecimento global e os efeitos devastadores no planeta e Human Flow – Não Exista Lar Se Não Há Para Onde Ir, o documentário de Ai Kewei sobre as diversas crises de refugiados no planeta.

Novos Prêmios

Na coletiva de abertura da mostra, foi anunciado um novo prêmio, o Prêmio Petrobrás de Cinema, que será composto por um juri específico que irá premiar o melhor longa nacional. O vencedor vai ganhar um patrocínio destinado a ajudar na distribuição do longa. Também vai ter uma categoria específica para novos documentários, com prêmio monetário voltado para distribuição.

Novas Tecnologias

Pela primeira vez, a Mostra Internacional fará uso de tecnologias emergentes para exibir 19 curtas-metragens em realidade virtual como I Saw the Future de François Vautier e Bloodless de Gina Kim. A diretora da Mostra, Renata de Almeida, afirma que o objetivo desta tecnologia é mostrar ao público linguagens novas do audiovisual.

Novidades Públicas

Na onda das novidades, a Secretaria do Governo de Estado anunciou um novo programa de distribuição de cinema, que pretende transformar todas as salas de câmaras municipais do estado de São Paulo em salas de cinema quando estas não estiverem sendo usadas para fins de governo. A ideia por trás do projeto também envolve transformar o estado em um núcleo de produção audiovisual.

Destaques

Entre os filmes da Mostra, vale a pena conferir o 24 Quadros, filme póstumo de Abbas Kiarostami narrado sob 24 fotos animadas e The Square de Ruben Östlund, uma das indicações pessoais da diretora do festival, cuja temática sobre um curador lutando pela sua nova exposição tem bastante relevância para alguns temas públicos.

Se você é fã de Na Mira do Chefe e Sete Psicopatas e um Shih Tzu, o novo filme de Martin McDonagh também estará na Mostra. Três Anúncios para um Crime tem Frances McDormand, Sam Rockwell e Peter Dinklage no elenco e é sensacional. Vai ter lançamento de novas séries também, assim como The Young Pope que foi divulgado ano passado, este ano a mostra apresentará a série alemã Babylon Berlin.

A 41ª Mostra Internacional de Cinema SP está gigantesca e terá exibições em diversos lugares pelo estado. Confira aqui o calendário completo.

O evento acontece entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro. Acompanhe as novidades aqui na Freakpop.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Notícias

Ver também