Freakpop Indica | 5 filmes para ver antes de Corra!

Corra! se tornou muito mais que um simples filme de terror. O longa metragem dirigido por Jordan Peele virou um fenômeno mundial e sucesso de bilheteria e parte disso...

Corra! se tornou muito mais que um simples filme de terror. O longa metragem dirigido por Jordan Peele virou um fenômeno mundial e sucesso de bilheteria e parte disso é devido ao forte comentário social que espreita por trás do medo. Aproveitando o lançamento do filme, vamos falar sobre alguns outros longas onde o verdadeiro horror se esconde por trás dos exageros de uma parte privilegiada da sociedade.

A Sociedade dos Amigos do Diabo (1989)

A Sociedade dos Amigos do Diabo, além de ser um filme cult do diretor Brian Yuzna, é um excelente nome para uma associação de moradores do seu bairro. Assim como Corra!, o longa retrata um grupo de pessoas afluentes e um protagonista que, aos poucos, desvenda uma aterradora conspiração. O final deste filme é um dos mais notórios do cinema de terror e apresenta uma das visões mais horripilantes de ricos abusando dos menos afortunados.

A Comilança (1973)

A Comilança é um filme francês e italiano que satiriza o consumerismo da classe burguesa. Apesar de ter sido criado como uma comédia, o longa foi bastante controverso pelo excesso de escatologia e violência na época.

O filme conta a história de quatro amigos que se reúnem em uma luxuosa mansão para literalmente comer até morrer. No meio de um final de semana decidem desfrutar de todo tipo de atividade decadente. O longa não tem o mesmo comentário social sutil de Corra!, mas a indignação sobre os excessos do privilégio é familiar.

Videodrome – A Síndrome do Vídeo (1983)

Nenhuma lista sobre filmes que exploram a podridão da sociedade estaria completa sem alguma coisa do mestre do terror de transformação corporal David Cronenberg. Em Videodrome, um executivo de televisão descobre uma transmissão ilegal de um programa ultraviolento que promete ser o futuro do entretenimento.

Assim como Corra!, parte da conspiração no filme envolve criar formas de subjugar uma parte da população. Apesar de se passar nos anos 80 e ter na televisão uma ferramenta de controle populacional, a mensagem do filme ainda é relevante para os dias de hoje.

Trilogia The Purge (2013 – 2016)

Vamos falar de algo um pouco mais recente. Os filmes da série The Purge têm virado sucesso absoluto de audiência pelo mundo. Os filmes analisam uma versão alternativa dos EUA onde uma vez ao ano todo tipo de crime é completamente legalizado por 12 horas. Neste mundo macabro, o governo americano é controlado por uma elite que faz uso da anarquia para sistematicamente manter a população pobre do país sob controle, afinal são eles que têm menos recursos para sobreviver a chacina.

Eles Vivem (1988)

E é claro que nenhuma lista sobre sociedades secretas conspiratórias estaria completa sem este clássico do cinema. Neste filme de John Carpenter, um andarilho chamado John Nada descobre através de óculos especiais que o mundo é secretamente controlado por uma raça alienígena que usa publicidade para hipnotizar a humanidade para continuamente obedecer, consumir, reproduzir e conformar.

Naturalmente o grandalhão não aceita isto de forma pacífica e pode esperar bastante carnificina.

E não esqueça: Corra! estreia dia 18 de maio nos cinemas.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Criticas

Ver também