A 100 Passos de um Sonho

A 100 Passos de um Sonho estrela Hellen Mirren como uma banqueteira megera! Hassan Kadam (Manish Dayal) é o nome de um jovem que cresceu aprendendo com a sua mãe...

A 100 Passos de um Sonho estrela Hellen Mirren como uma banqueteira megera!

Hassan Kadam (Manish Dayal) é o nome de um jovem que cresceu aprendendo com a sua mãe a arte de cozinhar de uma forma diferente: usando especiarias indianas específicas para resultar no paladar perfeito. Não importa se o prato é uma carne, um frango, um ouriço do mar, Hassan sabe como deixar cada prato especial. Após o falecimento de sua mãe em Mumbai, na Índia, ele e sua família se mudam para a Europa em busca da oportunidade e local ideais para abrir um novo restaurante. Durante uma desastrosa viagem de carro pela França, eles acabam se estabelecendo em um elegante e pitoresco vilarejo onde compram um antigo espaço para abrir o Maison Mumbai.

Seu pai (Om Puri), é um humilde negociante que confronta sua família para se estabelecer no local. Após uma grande reforma no novo espaço, Madame Mallory (Hellen Mirren) fica sabendo do projeto da família e passa a se posicionar de forma muito rude e arrogante e demonstra sua insatisfação pela abertura de um restaurante indiano em frente ao seu clássico e estrelado pelo Guia do Michelin Le Saule Pleureur, que oferece o melhor da culinária francesa. Com o tempo, ela descobre que Hassan tem uma forma diferente de cozinhar, e entre diversas divergências, ela acaba dando uma oportunidade para o rapaz e seu restaurante.

A 100 Passos de um Sonho é um filme divertido, leve e muito apetitoso. Com todo o charme do sul da França, o filme explora a culinária peculiar da região, o valor de ter um estabelecimento bem avaliado pelos críticos e a difícil missão de concordar quando um novo talento aparece para cozinhar pratos tradicionais. Madame Mallory, que inicia como uma rancorosa dona de restaurante, se transforma em uma excelente mentora de Hassan. Ele, por sua vez, aproveita a oportunidade de crescer e ser reconhecido como um verdadeiro Chef de Cozinha sem deixar de lado sua essência cultural, sua humildade e valores que aprendeu com seus pais.

Um longa cativante que conta com uma excelente atuação de Hellen Mirren, belos takes de paisagem e dezenas de zooms em pratos de dar água na boca! Na temporada de filmes desta temática, CHEF, do diretor e roteirista John Favreau, possui uma premissa mais interessante e menos dramática. Mas se você é fã desse gênero, não deixe de conferir A 100 Passos de um Sonho que estreia dia 28 de Agosto em todos os cinemas brasileiros.

O filme é dirigido por Lasse Hallström (Chocalate, Gilbert Grape: Aprendiz de um Sonhador) e conta com a produção de Steven Spielberg e Oprah Winfrey. Vale ressaltar que a assinatura do diretor é perceptível neste filme. A valorização de cores, a interação dos personagens em segundo plano em uma bela paisagem e a sutileza de desenvolver temas mais emocionais para ampliar a identificação pessoal entre o protagonista melancólico e o telespectador, são características que encontramos em outros longas do diretor como Querido John, Casanova, Um Lugar Para Recomeçar, além dos dois filmes citados acima.

Até a próxima!

Comente via Facebook!
Tatá Snow

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Categorias
Criticas

Ver também