Afinal, quem é Luke Cage?

Curioso para saber quem é o novo herói que vai estrear na Netflix? Te contamos quem é Luke Cage. Na década de 70, Archie Goodwin, John Romita Sr. e...

Curioso para saber quem é o novo herói que vai estrear na Netflix?
Te contamos quem é
Luke Cage.

Na década de 70, Archie Goodwin, John Romita Sr. e George Tuska lançaram a HQ Luke Cage: Hero for Hire (Luke Cage: Herói de Aluguel). Inspirado pelo cinema blaxploitation que ganhava popularidade na época, criaram um super herói negro, urbano e disposto a enfrentar uma Nova Iorque muita mais perigosa do que seus conterrâneos na Casa das Ideias.

Crime e Castigo

O homem que se tornaria Luke Cage nasceu Carl Lucas e teve uma juventude difícil e repleta de crime ao lado de seu melhor amigo Willis Stryker. Ao contrário de Stryker, Lucas viu o que suas atitudes estavam fazendo para sua família e decidiu levar uma vida honesta. A situação se complica quando a namorada de Willis termina o relacionamento com medo da violência de seu par romântico e busca proteção de Carl. Enciumado, ele planta heroína na casa de Lucas e ele vai em cana.

Preso por um crime que não cometeu, o jovem Carl Lucas é consumido pelo ódio na prisão. Decide fazer parte de um experimento de regeneração de células – mais uma tentativa de replicar o sucesso da fórmula de super soldado, que transformou o franzino Steve Rogers no Capitão América. Devido à uma tentativa de sabotagem, o tratamento vai muito além do esperado, dando a Lucas super força e durabilidade. Com suas novas habilidades, foge da cadeia e volta para a Nova Iorque.

Herói de Aluguel

luke-cage-01Após um encontro com alguns criminosos, Lucas tem uma ideia. Que tal usar suas fantásticas habilidades para se tornar um super herói? E que tal ganhar dinheiro fazendo isso? Eis que surge, o Poderoso (sua primeira alcunha para o combate ao crime que, graças às forças iluminadas, foi aposentada rapidamente).

Assim, com uma gloriosa camisa de seda amarela e pulseiras de metal, Luke Cage começa sua carreira como herói de aluguel, ajudando qualquer um que possa pagar seu preço. Sua jornada o levaria a fazer amizade com o Quarteto Fantástico, quando Cage tenta cobrar uma dívida do Doutor Destino e com uma jovem heroína com poderes semelhantes, Jessica Jones.

Amizade com Punho de Ferroluke-cage-02

Eventualmente, Luke Cage se torna amigo de Danny Rand, o Punho de Ferro. Juntos, formam a agência Heróis de Aluguel e desfrutam de grande sucesso mundial. Apesar de parecer mesquinho, estas aventuras sempre terminavam com os heróis abrindo mão do dinheiro ganho ou usando-o para causas nobres. Nos quadrinhos, o fundador do grupo é um advogado chamado Jeryn Hogarth, que já apareceu como mulher e interpretado por Carrie Anne Moss em Jessica Jones.

A amizade entre Rand e Cage dura até os dias de hoje e suas aventuras já os levaram para todos os cantos do Universo Marvel.

 

Tempos Modernos

Com a queda da popularidade do gênero blaxploitation, Luke Cage terminou na geladeira por um bom tempo. Teve algumas séries de curta duração mas não emplacaram. No início de 2000, graças à divisão de quadrinhos adultos, Marvel MAXBrian Azzarello e Richard Corben lançaram a série Cage, mostrando um personagem mais adulto e antenado aos tempos modernos. Em paralelo, em Alias, outra série do selo criada por Brian Michael Bendis e que introduziu o mundo à Jessica Jones. Na série, ambos desenvolvem um relacionamento amoroso que termina em gravidez.

luke-cage-jessica-jones-01

De volta ao lar

Eventualmente, Cage e Jones fariam sua estreia como casal na continuidade principal do Universo 616 (a continuidade principal da Marvel) e ganharam uma presença considerável. Com Cage eventualmente liderando uma das inúmeras encarnações dos Vingadores e Jones se tornando uma grande bússola moral para a comunidade de capa e collant.

E agora, Netflix?

A nova série da Netflix para o Luke Cage pelo jeito vai fazer uma bela homenagem às raízes do personagem e explorar um bairro do Harlem tão violento quanto à Cozinha do Inferno. Agora basta ver se Mike Colter e companhia vão fazer um trabalho digno para trazer este grande personagem para o live action em série própria.

Abaixo, confira o novo trailer da série:

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
CríticasGames & HQ'sQuadrinhos

Ver também