Além da Escuridão Star Trek

Em breve os cinemas brasileiros terão a estreia de Além da Escuridão – Star Trek,  novo filme de J.J. Abrams e continuação de Star Trek de 2009. E vale...

Em breve os cinemas brasileiros terão a estreia de Além da Escuridão – Star Trek,  novo filme de J.J. Abrams e continuação de Star Trek de 2009. E vale a pena?

Apesar de muitos sites já oferecerem críticas positivas deste filme, afirmar que é um filme bom é forçar a barra. Não se preocupem, esta review não terá nenhum spoiler.

O filme começa com a equipe da Enterprise violando a diretriz primária e se expondo para uma cultura primitiva no sistema de Nibiru. Enquanto isso, em Londres,uma instalação secreta da Federação é destruída por um misterioso terrorista. Kirk, apesar de perder seu posto de capitão, reúne a equipe novamente para caçar o terrorista após este assassinar diversos almirantes da Federação, inclusive Pyke, o mentor de Kirk.

StarTrekIntoDarknessIMAXposterPTParamount

Primeira coisa que alguém deve notar na hora de avaliar se um filme é bom ou ruim é o enredo. Assista um filme e tente recontar a história na sua cabeça, veja se a sequencia de eventos está clara e se o filme tem começo, meio e fim. Eis o primeiro problema com Star Trek 2, o filme, assim como o Missão Impossível 3 e Protocolo Fantasma (do mesmo diretor) é somente uma longa com sequencias de cenas de ação vagamente conectadas.

E os personagens? Sem evolução nenhuma!  Outro ponto importante para um filme de qualidade é a forma como o personagem lida com os desafios, muda e cresce por causa disso. Acontece neste filme? Nope. No longa nos deparamos com personagens sem dimensão de comportamento em cada cena que os levam de forma leve e o mais rápido possível para as explosões.

uss_enterprise_in_star_trek_into_darkness-wide

Este filme, assim como muitos longas modernos que só copiam e colam coisas de outros filmes que deram certo, o vilão, que é intencionalmente capturado, tem um grande plano mirabolante (Cavaleiro das Trevas, Vingadores, Skyfall) que apesar de ameaçador, não é o inimigo principal, mas sim um capanga de um mestre (Cavaleiro das Trevas Ressurge, Homem de Ferro 3). Caralho né? Quantas vezes teremos as mesmas histórias?

khan_preso_star_trek_alem_da_escuridao_freakpop_studios

Além da Escuridão – Star Trek, não é só um péssimo filme de Jornada nas Estrelas, é um péssimo filme de ação com cenas desconexas, diálogos cafonas e péssimo enredo (saia do filme, e tente lembrar de cabeça a história completa do filme). J.J. Abrams basicamente criou Missão Impossível: Agora No Espaço e Gargarejando nas Bolas de Christopher Nolan.

Em breve, uma análise com spoilers e mais focada no universo de Star Trek. O filme estreia dia 14 de Junho no Brasil, mas a Freakpop Studios conferiu a “pré-estreia” especial no dia 16 de Maio exibido em alguns cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Categorias
Criticas

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Relacionados