NetApple ou AppleFlix?

NetApple ou AppleFlix?

Eita!

Uma das bilionárias empresas do setor de smartphone pode comprar a Netflix como investimento

Nada como ter dinheiro sobrando para pensar em comprar algo diferente daquilo que você está acostumado. Quando uma empresa como a Apple, a gigante dos smartphones, diz que pode comprar a Netflix para agradar seus acionistas, não pense que isso é uma fake news. Ao contrário, a empresa está pensando seriamente em ir ao mercado para adquirir uma nova empresa ou novas empresas.

A notícia dessa possível aquisição não saiu nos veículos do mercado de entretenimento como Variety ou The Hollywood Reporter, mas num dos sites de economia mais prestigiados do mundo, o Bloomberg. Segundo estudo feito pelo analista econômico Samik Chatterjee, os investidores da companhia criada por Steve Jobs tem uma bela grana para comprar, além da Netflix, a criadora de videogames Activion Blizzard e a Sonos, fabricante de equipamentos de áudio wireless.

O motivo para essa suposta iniciativa vem do fato de que a empresa vem perdendo mercado nos últimos anos, principalmente no segmento de celulares smart. No mais recente relatório de negócios relacionado ao ultimo trimestre do ano passado, a Apple teve uma das maiores quedas de vendas de smartphones desde 2001.

Com isso em mente, começou uma certa onda entre os acionistas da companhia para usar o capital básico da Apple, em torno de 130 bilhões de dólares junto com os rendimentos anuais dos dividendos (45 bi), e ir ao mercado para comprar uma empresa lucrativa. O curioso é que a Apple não tem nenhuma tradição nesse sentido. Segundo dados da Bloomberg, a empresa adquiriu apenas duas companhias de capital aberto neste século.

A compra da Netflix seria uma grande cartada, já que a Apple poderia somar o que vem fazendo de conteúdo inédito para a Apple TV, com investimentos na ordem de 6 bilhões para 2019, ao trabalho que a Netflix vem fazendo pelo mundo, adquirindo novos conteúdos e investindo em produções locais que possam ser exibidas no canal mundial streaming.

É claro que isso tudo não passa de especulação, segundo o próprio relato da Bloomberg, que não recebeu nenhuma informação oficial tanto da Apple como das outras empresas-alvo após a publicação do estudo feito por Samik Chatterjee. Pelo valor avaliado de quanto vale hoje a Netflix, em torno de 148 bilhões de dólares, o dinheiro que a Apple dispõe para essa transação é mais do que suficiente.

Com o que sobra, a Apple poderia fechar o cerco desse triplo pacote de aquisição, trazendo para ela a Activision, que tem valor de mercado na ordem de 35 bilhões de dólares, e a fabricante de equipamentos wireless, a Sony, avaliada na Bolsa de Nova York, no valor de 1.2 bilhão de dólares. A grosso modo, a empresa de Steve Jobs poderia continuar investindo em conteúdo para alimentar a “fome” de seus consumidores de tecnologia, não só de novos aparelhos como de conteúdo para esses aparelhos.

Sem contar que o projeto da casa inteligente que anda meio parado na Apple, poderia ganhar sangue novo com as tecnologias usadas pela Sonos. Além de trazer para sua linha de smartphones, games assinados pela Actvision como a franquia  World of Warcraft. Enquanto isso, vamos ver se a pressão dos acionistas é suficiente para essa mudança de rumo tão radical…

Comente via Facebook!
Categorias
BESTV

Ver também