Fábio Porchat comanda documentário emocionante sobre Maurício de Sousa

Maurício de Sousa abre sua vida pessoal em documentário do NatGeo

Preparem o lenço....

A vida do criador da Turma da Mônica, e de outros marcantes personagens dos quadrinhos, ganha um especial feita pela National Geographic na série Bios – Vidas que Marcaram a Sua

Quando a produção da National Geographic decide contar uma história, pode se preparar por que ela será memorável. É o caso do primeiro episódio da nova série de biografias Bios – Vidas que Marcaram a Sua, que terá Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, como primeiro episódio. E para isso, chamaram um de seus maiores fãs, Fábio Porchart, para acompanha-lo nos lugares que fizeram e ainda fazem parte da vida do cartunista.

“Este documentário apresenta uma verdadeira história de vida. Da minha vida! E o pessoal da produção conseguiu informações que nunca haviam sido abordadas em outros trabalhos biográficos a meu respeito”, enfatiza Maurício de Sousa.  Para redescobrir o homem por trás desse brasileiro de 83 anos, Fábio Porchat repassou com Maurício os momentos mais memoráveis de sua vida, como a casa em que morou e a escola onde aprendeu a ler e escrever, na cidade Mogi das Cruzes, região metropolitana de Sampa, onde nasceu. É uma jornada reveladora e cheia de emoção sobre este visionário que acompanha o crescimento de milhares de crianças ao redor do mundo.

O especial de 90 minutos busca ilustrar o passado de um dos maiores quadrinistas brasileiros, famoso mundialmente. Para isso, além de histórias contadas pelo próprio Maurício, seus amigos próximos e sua família participaram da produção, dando depoimentos sobre a vida dele. A produção do documentário mistura cenas do passado gravadas pelo próprio artista, estrelando, principalmente, sua avó Dona Dita, e entrevistas conduzidas por Porchat com personagens importantes na vida de Maurício.

Seus filhos Mônica, Magali, Mariângela, Maurício, Marcelo, sua prima Terezinha, seu amigo Luiz Carlos da Cruz – que inspirou a criação do Cebolinha –, Sergio Graciano – arte-finalista que trabalhou mais de 50 anos com Maurício –, além de celebridades como Xuxa e o próprio Porchat ajudaram a recriar o legado do Maurício de Sousa. Num dos trechos mais emocionantes da produção, Maurício consegue algo raro, reunir toda a sua família em sua casa.

Nesse episódio de Bios, o criador da Turma da Mônica mostra onde passou a infância, os amigos que foram sua fonte de inspiração para criar vários dos clássicos personagens, assim como suas filhas Mônica e Magali. Há passagens em seu estúdio de criação, o famoso Parque da Mônica, além de visitas aos arquivos dos jornais Diário de São Paulo e Folha de São Paulo, onde foram publicados seus primeiros trabalhos.

Esse é o primeiro episódio de Bios focado numa personalidade brasileira. A série já apresentou episódios sobre celebridades latinas como Charly García, Gustavo Cerati e Alex Lora.

O documentário “Bios. Vidas que Marcaram a Sua” com Maurício de Sousa chega no próximo sábado, dia 13, no National Geographic , a partir das 21h00. O episódio estará disponível simultaneamente no aplicativo do canal. Confira nossa entrevista:

Comente via Facebook!
Categorias
EntrevistasFilmesNotícias

Ver também