Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é hilário! Em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Michael Keaton interpreta Riggan Thomson, um ator que foi famoso duas décadas...

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é hilário!

Em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Michael Keaton interpreta Riggan Thomson, um ator que foi famoso duas décadas antes do início do filme por interpretar Birdman, um super herói em uma série bem sucedida de filmes. Agora, em busca de uma retomada aos holofotes para ganhar novamente relevância perante o público, ele decide adaptar, dirigir e estrelar em uma peça baseada em um conto de Raymond Carver. Assombrado pela voz de seu personagem mais famoso e, cada dia mais estressado com sua equipe de excêntricos atores, Thomson explora diferentes percepções do que é arte e qual é seu verdadeiro valor. Temoroso por não ser mais relevante ou uma figura poderosa no entretenimento, além de alucinar que Birdman está do seu lado e falante, ele também manifesta superpoderes telecinéticos para disfarçar a banalidade do seu dia a dia.

birdman-michael-keaton

A direção de Alejandro González Iñárritu é única e com certeza o ponto mais marcante do filme. O longa é editado de forma a parecer um único take sem cortes de cena e com foco exclusivo nos bastidores do teatro. As pequenas interações entre atores nos cantos escuros do palco e seus diálogos bizarros antes do espetáculo são exploradas para expor o comportamento as vezes “escroto” dos atores de teatro. Isto serve para comparar com os atores de grandes filmes ‘blockbuster’ e a divisão invisível de artes criadas por críticos. A peça de Thomson só será um sucesso caso uma crítica do New York Times escreva um texto positivo. Ela deixa claro que fará de tudo para destruir o projeto, já que ele não é um ator e sim uma “celebridade” que só faz filmes comerciais. Esta barreira arbitrária entre o que é “arte” e o que é “lixo” parece ser intransponível para o protagonista já que ele é de Hollywood, portanto, não serve para a suposta pureza artística do teatro.

birdman-michael-keaton-edward-norton

Apesar da pegada pretensiosa do filme, Birdman não toma partido no debate se teatro ou “cinema-explosão” é melhor, especialmente porque é impossível. O que o longa pretende fazer é mostrar uma divertida jornada de um ator em busca do fervor de seu adorado público e deixar Michael Keaton mostrar porque é um dos talentos cômicos mais subestimados do cinema. Além dele, fique atento para atuações brilhantes de Edward Norton como Mike Shiner, um ator insuportável do teatro e Zach Galifianakis como Jake, o melhor amigo de Riggan Thomson.

O filme estreia dia 29 de Janeiro no Brasil.

birdman-emma-stone

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Criticas

Ver também