CHEF – Jon Favreau e seu show de atuação e direção

CHEF é dirigido, roteirizado e produzido por Jon Favreau. Apesar da premissa segura, o resultado é impressionante! Jon Favreau é o queridinho da galera da cultura pop. Diretor dos...

CHEF é dirigido, roteirizado e produzido por Jon Favreau. Apesar da premissa segura, o resultado é impressionante!

Jon Favreau é o queridinho da galera da cultura pop. Diretor dos dois primeiros filmes do Homem de Ferro (2008 e 2010) e produtor de Vingadores (2012), Favreau tirou uma folga das super produções para investir em um trabalho 100% seu para viver um confuso chef de cozinha. Carl Casper, seu personagem, é um renomado chef de um restaurante em Los Angeles. Divorciado e com um filho de 10 anos, ele perde seu emprego no restaurante de Riva (Dustin Hoffman) após uma briga com um dos maiores críticos da culinária que vai à tona nas redes sociais.

Perdido sobre como será sua vida que está sem prestígio e respeito, ele recebe a ajuda de seus amigos Molly (Scarlet Johansson) e Martin (John Leguizamo), e resolve investir na ideia de ter um Food Truck de comida cubana. Percy (Emjay Anthony), seu filho e sua ex-esposa Inez (Sofia Vergara), apoiam Carl para apostar nessa ideia. Casper, mesmo não estando confortável com a ajuda que recebe do ex-marido de sua ex-esposa, Marvin (Robert Downey Jr.), ele encara esse desafio ao lado do seu filho que o ajuda com a divulgação online do trabalho de seu pai enquanto viajam vendendo pratos típicos cubanos que dão água na boca.

Casper não só redescobre o prazer de cozinhar para as pessoas, como se reencontra como chef e pai. Martin, que trabalhava com ele em Los Angeles, larga tudo para ajudá-lo, e assim os três viajam de Miami para Los Angeles fazendo o que mais amam: cozinhando! Uma premissa já conhecida que resultou em uma história concreta, emocionante e muito divertida. Com belíssimos takes, uma direção impecável e diálogos bem elaborados, Favreau quebra o paradigma das comédias românticas que envolvem comida elevando esse gênero cinematográfico à um novo nível.

Para compor seu projeto, Favreau procurou o “rei” do food truck em Los Angeles, Roy Choi, que foi pioneiro no conceito de fast food gourmet por meio de um trailer que vendia tacos. Além disso, o diretor trouxe para o longa elementos particulares da cultura gastronômica da “Pequena Havana em Miami, do bairro de Marigny em New Orleans e de Austin no Texas.

Assim, Jon Favreau não só retorna à suas origens independentes, como comprova, mais uma vez, com muita maestria e carisma que é um excelente ator, diretor, roteirista e produtor. Destaque para John Leguizamo que está muito bem nesse filme, confesso que sua atuação é tão empolgante quanto a de Chi-Chi em Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar (1995).

Prepare para babar nos pratos de CHEF que está em cartaz em todos os cinemas brasileiros e merece sim sua total atenção. Confira o trailer legendado abaixo e bom filme!

Até a próxima!

Comente via Facebook!
Tatá Snow

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Categorias
Criticas

Ver também