[Coleção Eaglemoss DC Volumes 1 e 2] Batman: Silêncio

Os primeiros dois volumes trazem Batman: Silêncio de Jeph Loeb e Jim Lee Já que a Eaglemoss começou a lançar uma coleção fantástica de quadrinhos da DC aqui no...

Os primeiros dois volumes trazem
Batman: Silêncio de Jeph Loeb e Jim Lee

Já que a Eaglemoss começou a lançar uma coleção fantástica de quadrinhos da DC aqui no Brasil, vamos fazer uma cobertura completa de todas as edições a começar pelos primeiros dois volumes que são a saga Batman: Silêncio com roteiro de Jeph Loeb e arte de Jim Lee, originalmente publicada entre 2002 e 2003.

Batman: Silêncio – A Estória

Silêncio conta uma complexa trama com todos os aliados e inimigos do cavaleiro das trevas envolvidos. Batman se machuca durante uma operação de resgate e para sobreviver precisa da ajuda de seu amigo de infância Tommy Elliot, um brilhante cirurgião. Enquanto isso, diversos vilões passam a se comportar de maneira peculiar e a “bat-família” começa a suspeitar que uma figura misteriosa tem manipulado eventos. A série é repleta de momentos intensos como a violação do túmulo de Jason Todd, o segundo Robin, e Batman quase matando o Coringa. O título da saga faz referência a um novo vilão que chega em Gotham: Silêncio (Hush, em inglês).

Loeb tem experiência em tecer mistérios envolvendo vários personagens do universo do herói, Batman: Silêncio segue uma estrutura semelhante a Batman: O Longo Dia das Bruxas (1996) e Batman: Vitória Sombria (1999), onde Bruce Wayne precisa desvendar um grande mistério envolvendo uma conspiração com diversos personagens e uma figura misteriosa manipuladora que lidera nos bastidores.

Batman: Silêncio foi uma série extremamente bem sucedida na época de seu lançamento, apesar de fãs do Morcego serem bastante divididos quanto à sua qualidade. A arte de Jim Lee com arte final de Scott Williams e cores de Alex Sinclair está entre as melhores que o artista já fez, mas inevitavelmente traz aquele gosto amargo da era questionável dos anos 90. Acompanhar a história também fica um pouco cansativo com a quantidade enorme de aliados, vilões e tramas paralelas. As vezes Silêncio chega a ser um pouco exagerado em sua necessidade de mostrar tantos personagens em uma história única.

Vale a pena? Sim. Ainda é uma das histórias mais famosas recentes do Batman e uma forma de novos leitores conhecerem todo o elenco que compõe o universo de Gotham City e sim, apesar de ter aquele gostinho de Gen13 e WildC.A.T.S.,  arte de Lee está incrível.

Batman: Silêncio – A Edição da Eaglemoss

Em relação a outros encadernados lançados no Brasil, as edições da Eaglemoss vêm com pouco conteúdo adicional. Ambas as edições contam com as artes das capas de cada edição individual. O Volume 1 vem uma história bônus – a Detective Comics #27, primeira aparição do Batman – enquanto o Volume 2, traz a Detective Comics #33, a edição que introduziu a origem trágica do herói.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Games & HQ'sQuadrinhos

Ver também