CRÍTICA | A Cinco Passos de Você - O novo A Culpa é das Estrelas?

CRÍTICA | A Cinco Passos de Você – O novo A Culpa é das Estrelas?

Já separe os lencinhos...

Sabe aquele filme que tem romance adolescente, doença incurável, risadas e lágrimas? Não, não estou falando de A Culpa é das Estrelas, e sim do estreante da semana nos cinemas A Cinco Passos de Você.

Em A Cinco Passos de Você, invés de câncer, o vilão da vez é a fibrose cística, uma doença que afeta o aparelho respiratório e que impede que pacientes infectados tenham contato menor do que a seis passos de distância entre si. E é ao serem tratados no mesmo hospital que Stella (Haley Lu Richardson) e Will (Cole Sprouse) se conhecem e obviamente desenvolvem sentimentos um pelo outro.

Para muitos esse pode ser mais um drama estilo Romeu e Julieta ao som de músicas indies (que são muito legais, por sinal). Mas ele é mais do que isso por conta dos significados que ele reúne e a pegada leve que recebe.

O longa é dirigido pelo ator de Jane the Virgin, Justin Baldoni, que tem feito há tempos vários trabalhos dando voz aos jovens com doenças terminais, sendo o mais conhecido o programa My Last Days, televisionado pelo canal americano The CW. Foi durante as gravações da segunda temporada que ele conheceu Claire Wineland, uma adolescente de 19 anos que tinha um canal no Youtube chamado The Clarity Project, no qual fazia vídeos contando sobre sua doença, a fibrose cística, e como isso não a impedia completamente de viver sua vida ao máximo.

Infelizmente ela faleceu em setembro de 2018, mas foi a inspiração para o filme e para o livro que foi lançado em novembro do ano passado. Não só o vlog é incorporado a trama, como momentos de sua vida também. Por exemplo, Stella chega a fugir do hospital para ver as luzes do centro da cidade, enquanto Claire chegou a dar uma escapulida para ir no comício do político democrata Barnie Sanders.

Na verdade, curiosidades é o que não acabam nessa produção. Bem na primeira cena vemos um bebê sorrindo, ele é o filho do diretor e da atriz sueca Emily Baldoni, que interpreta a enfermeira Julie. Um dos melhores amigos de Baldoni, o cantor Andy Grammer é responsável pela viciante música tema do filme “Don’t Give Up On Me”. E Richardson é noiva de Brett Dier, o Michael de Jane the Virgin (aliás, eles são um casal muito engraçado nas redes sociais). Então está tudo em família!

Por falar na protagonista, que participou de Fragmentado, ela com certeza faz uma bela homenagem à Wineland, captando seu espírito jovem e cheio de energia, mostrando que tem um tino pra comédia. Já Sprouse, a estrela de Riverdale, tenta provar que está pronto para assumir papéis principais, mas não se sai tão bem quanto sua parceira.

Um dos aspectos mais interessantes é a fotografia com ângulos abertos, que é usada diversas vezes pra mostrar a distância entre o casal, com cada um em um canto da cena, e os tons pastéis colaboram para trazer leveza à trama.

Mas isso não quer dizer que o longa não segue uma narrativa clichê, com seus altos e baixos já esperados e alguns problemas no roteiro, como por exemplo, o fato de que os pais dos pacientes mal aparecem, dando a impressão de que “abandonaram” os filhos no hospital.

Apesar disso, se você adora um casal fofo, não se importa com uma narrativa previsível e nem com fungadas na sala do cinema (garanto que isso vai acontecer, então leve seu papel pra secar as lágrimas), então A Cinco Passos de Você é uma boa opção de filme pro seu fim de semana.

Comente via Facebook!
Nota:
7.8
Nota:
O bom
  • A protagonista é carismática e envolvente
  • Fotografia interessante
  • Trilha sonora gostosa de ouvir
O ruim
  • Roteiro previsível
  • Direção
    8
  • Roteiro
    7.5
  • Elenco
    8
  • Produção
    7.5
Categorias
CriticasFilmes

Ver também