Felicidade por Um Fio (Nappily Ever After) - netflix

CRÍTICA | Felicidade por um Fio chegou na Netflix

Que filme apaixonante!

Felicidade por um Fio é o novo drama romântico original Netflix que merece sua atenção e reflexão

Em Felicidade por Um Fio, Violet (Sanaa Lathan) é uma mulher bem sucedida, bonita, de cabelão liso e bem tratado, que namora um médico bem sucedido gatérrimo e que leva uma vida de show room da Tok & Stok: toda perfeitinha! No dia do seu aniversário, ela é surpreendida pelo boy e criticada por ter tudo sob perfeito controle para ser tudo… Perfeito. Ao ser confrontada, Violet começa uma jornada de auto-conhecimento, de busca pelo seu “eu” feminino e que rema totalmente contra a maré da busca constante pela perfeição e de seus lindos e belos cabelos lisos.

Violet versão original

Desde pequena Violet é “cuidada” por sua mãe. Paulette (Lynn Whitfield) alisa o cabelo de sua filha desde sempre, fazendo que com que ela evite até um dia de piscina no calor, já que os cabelos molhados revelam sua beleza afrodescendente natural . Violet cresceu com essa “responsabilidade” de estar sempre com os cabelos lisos e bonitos. Já adulta, Clint (Ricky Whittle), seu namorado médico gostosão, inclusive, a critica dizendo que ela nunca relaxa e não deixa ele tocar em seus cabelos por causa dessa obsessão.

Quando o relacionamento acaba, Violet se vê sem chão e começa a se recompor. Uma cachaça a mais aqui ou ali, ela raspa seu cabelo e uma nova mulher nasce.

Começando do zero

Literalmente do zero! Após passar a bebedeira, vem o desespero por ter cortado os cabelos. Mas com o apoio certo, ela encontra motivação para se recompor após esta embriagada decisão. Violet retoma sua vida com seu novo visual.

Causando estranheza em sua mãe e amigas, ela retorna para o trabalho de publicitária e embarca em um possível novo romance com um homem que é pai solteiro e cabeleireiro. Ao se encantar com Will (Lyriq Bent) ela descobre deixou de viver, verdadeiramente, em vários momentos de sua vida em função de um padrão de beleza que a acorrentou em anos de vaidade sem propósito.

Poético e emocionante

Violet no final da trama representa todas as mulheres que precisam buscar o emponderamento dentro de si. Nem todas as pessoas conseguem se aceitar de fato, seja ela baixa, gorda, feia, magra, negra, branca, amarela e etc, E o retrato de que existe sim uma parcela da sociedade que ainda exige que a mulher seja “assim ou assado” é verdadeiro e enauseante. Felicidade Por Um Fio mostrar que esta pressão existe dentro de diversos ambientes: familiar, amigos, trabalho e relacionamentos amorosos e que se libertar disso não é uma jornada fácil.

O roteiro é muito sensível sobre a liberdade que Violet ainda desconhece. Muito além da dissociação de um padrão de beleza que era alimentado, ela percebe que pode ser mais alegre, divertida e leve. A poesia existente por trás dos cabelos afros assumido por Violet se transforma em uma mensagem mundial e capaz de inspirar qualquer mulher.

Reflexão

Felicidade Por Um Fio é um filme tocante. De premissa simples, fazia tempo que não assistíamos um romance que subvertesse a beleza da mulher antes de a colocar em uma situação que nos leva para sua redenção. O padrão das comédias românticas e romances é de sempre de trazer a decepção para a protagonista e a levar para um novo amor que a torne uma pessoa “melhor”.

Aqui, Violet precisa primeiro reconstruir seus próprios valores, cortar o cordão umbilical de uma mulher possessiva e aí sim se abrir para um novo romance. Aliás, sobre este último ponto, aguarde por um final totalmente inesperado.

Confira outros longas originais disponíveis na Netflix:

Felicidade por Um Fio é mais um longa original da Netflix que vem para entrar em uma ampla lista de filmes bacanérrimos e açucarados. Assista e se permita mudar!

Küsses,

Comente via Facebook!

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Nota
9.5
Nota
O bom
  • Sanaa Lathan raspando o cabelo numa mescla de sentimento de raiva, libertação e desespero é uma das cenas mais lindas que já vimos!
  • Sua virada de vida envolve uma menina. Atentem-se aos diálogos entre elas.
  • Violet nos representa! Girl power puro e sensível.
O ruim
  • O médico bonitão, gostosão e etc é um bosta! #ProntoFalei
  • Direção
    9
  • Roteiro
    10
  • Elenco
    10
  • Produção/ Fotografia
    9
Categorias
CriticasFilmes

Ver também