Já disponível na Netflix, Gagarin: O Primeiro no Espaço é um filme russo que conta a história por trás do primeiro cosmonauta a sair do planeta. Confira.

CRÍTICA | Gagarin: O Primeiro no Espaço - Filme russo conta a história do primeiro cosmonauta

Já disponível na Netflix, Gagarin: O Primeiro no Espaço é um filme russo que conta a história por trás do primeiro cosmonauta a sair do planeta. Confira....

Filme russo, Gagarin: O Primeiro no Espaço está disponível na Netflix

O jornalista americano Tom Wolfe lançou em 1979 um dos mais interessantes e reveladores trabalhos sobre a corrida espacial dos Estados Unidos, chamado The Right Stuff (Os Eleitos). O termo tentava definir o tipo de pessoa que arriscaria tudo em sua vida normal para fazer algo que poderia por sua própria vida em risco para atingir um objetivo mais nobre.

No caso, os homens que foram selecionados para o Projeto Mercury que levaria os Estados Unidos ao Espaço. O livro, contudo, também mostrou esses intrépidos personagens realizando outras façanhas antes de chegar no espaço, como quebrar a barreira do som pilotando um jato. Como foi o caso do ás da aviação Chuck Yeager, o piloto que entrou para a história por quebrar a barreira do som.

Em 1983, o livro foi adaptado para o cinema com direção de Philip Kaufman, focando nesses personagens que arriscaram a vida para realizar um sonho que parecia ser impossível. O trabalho de levar um americano às estrelas sofre um duro golpe quando vem a notícia que a União Soviética anunciou que colocou o primeiro homem no espaço. Esse hoje foi Yuri Gagarin.

Durante todo o regime comunista que vigorou na extinta União das Republicas Socialistas Soviéticas, nada se sabia do programa espacial que era desenvolvido lá. Até 1961, quando foi revelado que o cosmonauta Yuri Gagarin tinha realizado o primeiro voo tripulado para o espaço, na nave Vostok, que foi lançada de uma base no Cazaquistão. Ele deu uma volta pela Terra e regressou após 108 minutos de duração de seu voo. E a partir daí, virou herói nacional. 

Só que a realidade foi bem diferente do que o regime soviético divulgou naquela época. Para conhecer melhor o cosmonauta soviético e os bastidores do primeiro voo para o espaço, assista Gagarin: O Primeiro no Espaço, produção russa de 2013 e que felizmente, chegou ao Brasil pela Netflix. Estrelado pelo novato Yaroslav Zhalnin, o filme não só recria o primeiro voo como também entrelaça a história com detalhes da vida do cosmonauta.

Gagarin: O Primeiro no Espaço

Via flashback, o filme mostra sua infância em Kluchino, onde morava com os pais numa fazenda coletiva, na região a oeste de Moscou. Influenciado por um antigo professor que pilotou aviões durante a Segunda Guerra, Gagarin acabou fazendo um curso de piloto doméstico até ingressar na academia militar.

Como tenente da Força Aérea Soviética, foi selecionado para o programa espacial, ficando entre os 20 escolhidos. O que determinou que ele seria o primeiro no espaço foi exatamente o fato de veio de uma família de camponeses, o que, para a propaganda soviética era um atrativo mais do que perfeito. E também por ter 1,57 cm de altura e pesar 60 quilos, fatores importantes para estar dentro da Vostok 1.

O filme registra todos esses momentos importantes na vida do cosmonauta, incluindo sua vida pessoal, seu casamento, e sua relação com a família. O melhor, contudo, é que a produção decidiu contar toda a realidade do que aconteceu naquele momento, inclusive o objetivo do premier Nikita Krushchev que queria transformá-lo, caso sobrevivesse ao voo, em garoto propaganda da superioridade soviética no espaço. 

O filme tem um ritmo diferente de uma cinebiografia convencional, talvez por que esse é o primeiro filme dirigido por Pavel Parkhomenko, que trabalhou como desenhista de produção em diversos outros filmes. A reconstituição história é perfeita, inclusive as discussões durante a missão de que a trajetória final da Vostok levaria a nave a pousar a quase 300 quilometros distantes do local original. Pousar também é outro eufemismo do que realmente aconteceu. Sem contar o final.

Para quem viu Os Eleitos, pensando que os americanos sabiam o que estavam fazendo, Gagarin: O Primeiro no Espaço é a prova de a aventura humana no espaço começou com ele, mas foi por milagre que tudo foi possível.

O longa já está disponível na Netflix.

Comente via Facebook!
Nota
8.8
Nota
O bom
  • Revelações assustadoras de como os soviéticos levaram um homem ao espaço.
O ruim
  • O ritmo da história é um pouco lento.
  • Direção
    8
  • Roteiro
    9
  • Enredo
    9
  • Elenco
    9
Categorias
CriticasFilmes

Ver também