CRÍTICA | Invasão Zumbi – Um dos melhores filmes de zumbi de todos os tempos

Invasão Zumbi é bom o suficiente para superar a tradução questionável do título Em Invasão Zumbi (Train to Busan), Yoo Gong (Seok Woo) embarca em um trem com sua...

Invasão Zumbi é bom o suficiente para superar a tradução questionável do título

Invasão ZumbiEm Invasão Zumbi (Train to Busan), Yoo Gong (Seok Woo) embarca em um trem com sua filha (Soo-an Kim) partindo de Seoul até Busan onde mora sua ex-esposa. O que seria uma jornada de apenas uma hora se torna um pesadelo quando uma série de manifestações violentas pela Coréia do Sul são reveladas como uma nova praga que reanima os mortos.

A Coréia se afunda no caos…

Desesperados para sobreviver aos mortos vivos que assolam, tanto as cidades quanto o interior do trem, Gong se reúne com alguns passageiros para tentar chegar a Busan, onde supostamente ainda existe algum semblante de segurança. A cada momento a situação no país piora e até mesmo os vivos começam a se tornar uma ameaça entre si.

Invasão Zumbi é simplesmente sensacional. É intenso, é rápido e não perde muito tempo com incansáveis reuniões de debates como certas propriedades onde os “mortos andam“. A trama faz uso do espaço limitado de um trem para criar um drama marcante, semelhante ao Expresso do Amanhã. O longa também pega emprestado os zumbis enfurecidos ultra-agressivos de 28 Dias Depois e até um pouco de Guerra Mundial Z (calma, só o suficiente pra ficar interessante).

Semelhante ao longa coreano Gwoemul – O Hospedeiro, Invasão Zumbi incorpora alguns comentários sociais bastante pertinentes. A trama vai muito além de um simples filme de terror e correlacionar o trabalho de Gong como um investidor de fundos com o início do ataque como manifestações populares vão aos poucos revelando uma visão mais aterradora dos dias atuais. Tudo isso sem parar a ação para o filme se gabar do feito, um erro bastante recorrente em produções ocidentais.

Falar mais do filme seria uma desfeita. Afinal, teríamos de entrar em território de spoilers e Invasão Zumbi é o tipo de experiência que merece ser vivenciada crua para testemunhar todo o caos visceral que o longa oferece. Se você quer apostar em algo diferente e marcante, este filme é para você. O longa já estreou no Brasil. Agora corra para o cinema mais próxima como se as hordas dos mortos vivos estivesse atrás de você.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Criticas

Ver também