[CRÍTICA] Marvel Demolidor – Temporada 01 (+13 Easter Eggs)

Marvel Demolidor é uma das melhores adaptações para televisão até agora. Sem sombra de dúvida, Marvel Demolidor foi um grande sucesso de crítica e audiência, com uma abordagem mais...

Marvel Demolidor é uma das melhores adaptações para televisão até agora.

Sem sombra de dúvida, Marvel Demolidor foi um grande sucesso de crítica e audiência, com uma abordagem mais madura, um roteiro “pé no chão” e uma direção impecável, será que o Homem Sem Medo mereceu todo o hype?

Quem é o Demônio da Cozinha do Inferno?

Demolidor (ou “Atrevido” como seria uma tradução mais próxima de Daredevil) é uma das adaptações de quadrinhos mais bem feitas até agora para a televisão, mas ainda sim tem seus problemas. A premissa conta a história de Matt Murdock (Charlie Cox), um garoto de origem humilde que sofre um acidente que o faz perder a visão mas aumenta seus outros sentidos para níveis sobre-humanos. Traumatizado pela morte do pai, um simples boxeador envolvido com a máfia, Matt usa seus sentidos e seu treinamento de artes marciais (vem de brinde com morte de pais em qualquer HQ) para lutar contra bandidos na Cozinha do Inferno em Nova Iorque. Junto com seu melhor amigo, Foggy Nelson (Elden Henson), Matt monta um escritório de advocacia para fazer algo quando não está brutalmente espancando criminosos.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-10

O malvadão

O grande antagonista da série é Wilson Fisk, interpretado de forma brilhante por Vincent D’Onofrio, um ambicioso chefe do crime que lidera uma sociedade de diferentes facções criminosas na cidade. Apesar da assustadora presença, Fisk é um homem solitário que se apaixona por Vanessa Mariana (que incrivelmente, não é uma cantora gospel no Raul Gil com esse nome). Vanessa, intrigada pela visão de Fisk para mudar Nova Iorque, se torna sua amante e suporte emocional, enquanto o Rei do Crime gradualmente firma seu império no submundo da cidade.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-18

Apesar de cada episódio ter uma narrativa auto-contida, existe uma trama maior que permeia toda a temporada. Enquanto Matt aprende a ser um herói, Karen Page (Deborah Ann Woll), uma secretária que se vê envolvida em uma grande conspiração com empresas de fachada do império de Fisk, começa a investigar o mistério com a ajuda de Ben Urich (Vondie Curtis-Hall), um jornalista do Clarim Diário Boletim Diário.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-19

A Série

O roteiro é sólido e com diálogos realistas mas sem perder o humor, a coreografia de ação é invejável e coloca muito filme grande no chinelo. A fotografia mostra uma Nova Iorque sombria e suja, tudo bem que, a Cozinha do Inferno hoje foi rebatizada de Clinton e não é mais um antro de criminalidade, mas a série explica que o icônico bairro dos quadrinhos do Demolidor está de mal a pior pois ainda não se recuperou do “incidente”, neste caso, a invasão Chitauri presente em Os Vingadores.

O arco de trama que sustenta a temporada inteira perde um pouco o fôlego em certos momentos, especialmente quando se tem dois núcleos investigando a mesma coisa, mas enquanto Matt corre sozinho para enfrentar as forças de Fisk, Karen e Bem rastejam em busca dos detalhes da conspiração e nunca chegam em resultados muito satisfatórios.

Inevitavelmente, a série atraiu comparações com a série de filmes do Batman dirigida por Christopher Nolan (assim como Arrow e Gotham). Em termos de origem, quadrinhos de super herói começou como um nicho no meio onde muitos personagens e origens foram chupinhados um dos outros, era de se esperar que certas abordagens narrativas, temas e tons seriam semelhantes. Marvel Demolidor lembra Batman Begins? Com certeza, mas não é um impeditivo para fãs do Homem Sem Medo.

Até a próxima e confira os maiores easter eggs da série abaixo:

Easter Eggs:

1) Nobu, o líder da Yakuza, também é o líder do Clã de Ninjas conhecido como O Tentáculo. Inclusive, ele aparece na série trajando a roupa ninja vermelha famosa do clã. O grande plano deste grupo é tomar posse de uma série de quarteirões da cidade para fins misteriosos. Seria este o começo da adaptação de Terra das Sombras?

Nobu, o líder da Yakuza, também é o líder do Clã de Ninjas conhecido como O Tentáculo. Inclusive, ele aparece na série trajando a roupa ninja vermelha famosa do clã. O grande plano deste grupo é tomar posse de uma série de quarteirões da cidade para fins misteriosos. Seria este o começo da adaptação de Terra das Sombras?

2) Madame Gao, a líder dos traficantes de heroína aparenta ser uma frágil e simpática senhora chinesa. Ela misteriosamente revela que seu verdadeiro lar é muito mais longe do que a China e ela derrota o Demolidor com um único golpe. Tudo indica que ela é Crane Mother, a líder da cidade secreta de Z’um Zi, uma das Sete Capitais do Paraíso e inimiga de Daniel Rand, o Punho de Ferro. As drogas distribuídas por Gao tem a insígnia do Serpente de Aço, outro inimigo do herói.

Madame Gao, a líder dos traficantes de heroína aparenta ser uma frágil e simpática senhora chinesa. Ela misteriosamente revela que seu verdadeiro lar é muito mais longe do que a China e ela derrota o Demolidor com um único golpe. Tudo indica que ela é Crane Mother, a líder da cidade secreta de Z’um Zi, uma das Sete Capitais do Paraíso e inimiga de Daniel Rand, o Punho de Ferro. As drogas distribuídas por Gal tem a insígnia do Serpente de Aço, outro inimigo do herói.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-03

3) Bob Gunton interpreta Leland Owsley, o assessor financeiro de Fisk. Enquanto na série ele é só um criminoso de colarinho branco pilantra, nos quadrinhos ele é o Coruja, um excêntrico mafioso que chegou até a ter poderes de voo. Apesar do seu fim trágico, no universo da série de TV ele tem um filho chamado Leland Jr. que poderá vingar o pai.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-04

4) Claire Temple interpretada por Rosario Dawson é uma amalgama (nossa, lembra do amalgama?) de duas personagens. Temple nos quadrinhos foi a esposa de Bill Foster, o Golias e já namorou Luke Cage. A outra personagem que entra na mistura é Linda Carter, a Enfermeira da Noite, uma “super heroína” que é dona de uma clínica para remendar super heróis quando estes se machucam.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-05

5) O Josie’s é um bar tipicamente frequentado por super vilões do Universo Marvel. O reduto favorito de bebedeira de Nelson e Foggy foi explodido pelo Justiceiro durante os eventos de Guerra Civil. Vários vilões estavam no bar para o velório do Metalóide e era uma oportunidade grande demais para Frank Castle ignorar.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-06

6) A namorada grega de Matt, mencionada por Foggy no flashback de seus tempos de universidade é ninguém menos que Elektra Natchios. A anti-heroína, com nome de sabor do Doritos, tem uma história complicada com o Demolidor e já foi até líder do Tentáculo.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-07

7) Após a morte do pai, Matt é enviado ao orfanato St. Agnes, o mesmo que serviu de lar para Skye em Agents of S.H.I.E.L.D..

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-08

8) Melvin Potter nos quadrinhos é conhecido como o Gladiador. Um perturbado, porém talentoso, vilão que cria armaduras e armas para outros personagens. Na série, podemos ver em sua oficina a armadura do Metalóide por exemplo.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-09

9) O misterioso franco atirador sem identidade que começa a atirar na polícia tem um deck de cartas, aliás, cartas de baralho aparecem em praticamente todos os episódios, seria um sinal da constante presença do Mercenário?

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-10

10) Stick, o mestre que treinou Matt para usar seus sentidos de forma eficiente também aparece na série. No mesmo episódio, também vemos uma figura misteriosa. O grandalhão é Stone, outro discípulo de Stick e membro da ordem The Chaste. Um time de guerreiros dedicados a conter a influência do Tentáculo pelo submundo.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-11

11) Super discreto, mas na série, podemos ver um cartaz com a mensagem “Você não precisa revelar sua identidade para resolver casos violentos”. É a mesma frase, e premissa utillizada na saga Guerra Civil, onde o governo americano considera todos os heróis mascarados que não revelaram suas identidades subversivos. A saga é a inspiração para o filme Capitão América: Guerra Civil que estreia em breve.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-12

12) Crusher Creel não começou a vida como vilão em Agents of S.H.I.E.L.D., antes de se tornar o Homem Absorvente, Creel levou uma sova de Jack Murdock.

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-13

13) Pelo jeito, Ben Urich ficou bem na fita quando cobriu tanto a Batalha de Nova Iorque de Vingadores quanto a Destruição do Harlem de Incrível Hulk!

demolidor-primeira-temporada-netflix-critica-14

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também