Pico da Neblina estreia na HBO dia 4 de agosto às 21h, e nesta ficção acompanhamos uma São Paulo onde a maconha é legalizada. Confira todos os detalhes.

CRÍTICA | Pico da Neblina é a nova produção original da HBO

Que bagunça...

Pico da Neblina estreia na HBO dia 4 de agosto com trama intrigante

Estrelada por Luis Navarro, Pico da Neblina é a nova série original da HBO que estreará em 70 países no dia 4 de agosto. A trama é sobre um jovem traficante, Biriba (Navarro) que precisa se reinventar após o governo brasileiro legalizar o uso recreacional da maconha no país. Ao lado de seu cliente Vini (Daniel Furlan), eles resolvem abrir uma loja especializada em produtos a base de canábis, mas antes de virarem empreendedores, o passado de Biriba no crime será um peso nessa nova empreitada.

Pico da Neblina – Episódio 01

Já conferimos o primeiro episódio e estamos surpresos. Aqui, conhecemos Biriba e sua família, seu melhor amigo Salim (Henrique Santana) e entendemos como a criminalidade é uma parte integral do mundo desses amigos que residem na Zona Leste de São Paulo.

Por uma questão de necessidade, Biriba prepara seus pacotes de maconha com um pouco mais de “atenção”. Esperto, ele separa o material bruto em 4 formas de venda e consegue faturar uma boa grana em cima do mesmo kg. Basicamente, engana sua clientela que, aparentemente, é formada pelos playboys da cidade.

Um belo dia o governo legaliza a maconha e Biriba se vê numa situação delicada. Pressionado por Salim para continuar a carreira como traficante, mas vendendo outras drogas, ele topa fazer um único trampo pra tirar uma grana e não faltar com sua família que depende dele.

O problema é que no meio desse bico, Biriba se mete numa puta confusão mas consegue garantir que sua relação mercadológica com a maconha tome um rumo como empreendedor e não mais como bandido. Entra em cena o perdido Vini (Furlan), o típico menino criado em apartamento que sonha em ser o novo chefe de startup sem acordar cedo ou estudar. Com a resolução desse bico de Biriba, a parceria dos dois fica mais possível, mas para saber o que vai rolar, só assistindo a série inteira.

Pico da Neblina – Vale a pena?

Dirigido por Quico Meirelles (sim, filho de Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus), o primeiro episódio de Pico da Neblina surpreende por sua qualidade cinematográfica a atuações. Além disso, a série não se preocupa em focar nas questões políticas que resultaram na legalização da maconha. O propósito é já levar a audiência para uma São Paulo realista onde esta droga é consumida como cigarro.

Durante a coletiva de imprensa oficial de lançamento da série, Quico Meirelles deixou bem claro que sua intenção com esse projeto era deixar os debates políticos e sociais nos diálogos dos personagens, mas algo como um embasamento na trama e não como um foco em si. O roteiro se propõe a fazer um exercício futurologista e é uma ficção. Não assista Pico da Neblina esperando um posicionamento A ou B sobre a legalização.

Nas palavras de Fernando Meirelles, “As drogas de Brasília não afetam as drogas da série!“.

Pelo primeiro episódio, fica claro que a dramatização girará em torno de Biriba tentando se livrar do B.O. que rolou no bico para o Salim e em suas questões pessoais com sua irmã, mãe e sobrinhas. Além disso, como fica o morro e o tráfego com a maconha liberada? Salim, o novo chefe das bicas, pode entrar em um embate com Biriba nos próximos episódios, mas são meras especulações.

Pico da Neblina – Curiosidades

Roberto Rios, Vice-Presidente das Produções Originais da HBO Latam, comentou que Pico da Neblina foi um projeto que chegou em suas mãos com uma proposta que ia além da discussão social sobre a droga ser legalizada ou não, e que a HBO aposta em projetos audaciosos que enxergam uma história adiante de debates que ainda estão em alta na nossa sociedade.

Pico da Neblina faz parte das produções da HBO 100% financiada pelo canal, não usufruindo dos fundos de incentivo do governo.

Completam o elenco a atriz e cantora Leilah Moreno e os atores Teca Pereira, Bruno Giordano, Sabrina Petraglia, Maria Zilda Bethlem, entre outros. No elenco estão ainda 18 atores selecionados por Quico e Fernando Meirelles entre 2.600 jovens, que atenderam a uma convocação na internet para que aspirantes e atores em início de carreira enviassem vídeos caseiros gravados no próprio celular.

A série terá 10 episódios e estreia dia 4 de agosto na HBO, às 21h, e também na HBO GO. Outra novidade é que Pico na Neblina também será lançada na HBO Inclusão (HBO IN), que oferece audiodescrição em português para deficientes visuais e legendas adaptadas com visualização ajustada e zoom para deficientes auditivos.

Já estamos ansiosos pelos episódios.

Küsses,

Comente via Facebook!
Categorias
CríticasSéries

Ver também