Watchmen - Episódio 4 HBO

CRÍTICA | WATCHMEN – TEMPORADA 01 – EPISÓDIO 04 – Quem é o avô de Angela?

O quarto episódio de Watchmen introduz uma das melhores personagens novas e se aprofunda um pouco no mistério de quem é o avô de Angela, Will....

Watchmen – T01E04 – “If You Don’t Like My Story, Write Your Own”

Em seu quarto episódio, Watchmen começa a dar indícios de onde quer chegar não só em sua trama, mas também como proposta de série. O começo deu espaço para estabelecer este universo e os elementos políticos que causariam a divergência entre grupos de personagens. Agora finalmente chegamos em um ponto onde os elementos mais fantástico estão se inserindo na narrativa e agregando à trama.

O episódio começa com a introdução de Lady Trieu, uma trilionária reclusa que compra uma casa e a propriedade ao redor em Tulsa. A moeda de troca para convencer o casal? Algo impossível para eles, um bebê feito com seu DNA.

Alguns anos depois acompanhamos o projeto de Trieu, um gigantesco monumento criado para ser a primeira maravilha de um novo mundo. Parte da estrutura de sua construção envolve naves para transportar materiais. Isto chama atenção de Laurie e Angela, agora trabalhando juntas, para investigar como Will fugiu com o carro voando.

Naturalmente, Trieu e Will estão envolvidos no mistério central da série. E é óbvio que Will não é só um velhinho simpático. Não é a toa que ele compartilha seu sobrenome com Bass Reeves, o marechal heróico do filme que aparece no começo do primeiro episódio. Seria ele a verdadeira identidade do Justiça Encapuzada?

Na HQ, a identidade real do Justiça Encapuzada sempre foi um mistério. Alguns associavam ele a um homem forte de um circo, mas até mesmo no livro de Hollis Mason, nunca é confirmado quem de fato ele é. Will teria mais de 100 anos, mas aprendemos que ele não precisa da cadeira de rodas e possivelmente, estas pílulas que ele toma expandem suas longevidade e vigor físico. Não seria estranho neste mundo.

Notem a filha de Trieu, claramente ela é um clone, possivelmente de alguém que sobreviveu à guerra do Vietnam. Talvez a mãe de Trieu? Em uma teoria bizarra, seria ela a filha de Edward Blake? Na HQ, durante a guerra do Vietnam, nos dias finais uma mulher vietnamita se aproxima do Comediante e informa que ela está grávida dele. Ele a rejeita e termina pagando por isso. Revoltada, a mulher rasga seu rosto com um caco de vidro. Blake termina matando a mulher enquanto um Dr. Manhattan observa indiferente.

Será que ele foi indiferente mesmo? Será que a mulher de fato morreu? Existe algo intrigante no Vietnam, e esta informação sempre ressurge.

Agora, só o tempo dirá. Mesmo assim, foi um dos melhores episódios até agora, tanto no ritmo, quanto no estabelecimento da motivação dos personagens e até nas sacadas de transição de cena que remetem bastante ao trabalho elaborado por Dave Gibbons na graphic novel. Ainda é muito cedo para dizer se Watchmen vai merecer destaque no gigantesco ecossistema de séries baseadas em quadrinhos, mas com certeza tem sido uma das séries de ficção científica mais intrigantes da atualidade.

Até a próxima!

Comente via Facebook!
Nota
8.9
Nota
O bom
  • A forma como Veidt fabrica seus clones é o tipo de horror sci-fi perfeito para a premissa.
  • Direção
    9
  • Roteiro
    9
  • Enredo
    8.5
  • Elenco
    9
Categorias
CríticasSéries

Ver também