CRÍTICA | WATCHMEN – TEMPORADA 01 – EPISÓDIO 05 – Wade estava em Nova York naquele dia

CRÍTICA | WATCHMEN – TEMPORADA 01 – EPISÓDIO 05 – Wade estava em Nova York naquele dia

Watchmen – T01E05 – “Little Fear of Lightning” Acho que chegamos naquele ponto em Watchmen que antes de analisarmos o episódio, vale darmos uma parada para falarmos um pouco...

Watchmen – T01E05 – “Little Fear of Lightning

Acho que chegamos naquele ponto em Watchmen que antes de analisarmos o episódio, vale darmos uma parada para falarmos um pouco sobre os elementos que ajudam a construir o universo da série, tanto o que veio da HQ quanto nos elementos suplementares que a HBO tem divulgado. Então, para o pessoal que já estava acostumado com as críticas que fizemos de Game of Thrones, lá vem mais uma franquia que vai render uns textos meio longos. Aqui vamos listar algumas informações importantes sobre Watchmen.

Guerra Fria chega ao fim

Na graphic novel, em 1985 a ameaça de guerra nuclear é extremamente real. Para evitar que o mundo seja destruído em um holocausto nuclear Adrian Veidt, o super herói aposentado conhecido como Ozymandias, cria uma lula gigantesca telepática e a teleporta para Nova York. A ideia é simular uma invasão alienígena nos Estados Unidos e mudar a percepção da União Soviética em relação ao país. A criatura surge no centro de Manhattan e morre imediatamente, antes disso, dispara uma rajada psiônica que mata milhões de pessoas.

A verdade

A versão oficial dos fatos diz que o evento de 2 de Novembro de 1985 foi uma invasão alienígena transdimensional. O único objeto que revela a verdade por trás da conspiração é o diário de Walter Kovacs, o Rorschach. Rorschach é um vigilante ultra-violento com inclinações fascistas, um atraso de idade e sexualidade confusa (desculpe fanboys, não é invenção, isso veio do próprio Alan Moore) que é morto pelo Doutor Manhattan no final do plano de Veidt. Seu diário é despachado para o The New Frontiersman, um jornal de extrema direita.

Portanto, quando a série começa, entendemos que para o público geral, de fato houve uma invasão alienígena. Qualquer versão alternativa é tida como teoria da conspiração de paranoicos.

Notem como no universo de Watchmen na série, apesar da tecnologia avançada como teletransportadores, energia verde ilimitada e naves, as pessoas ainda usam pagers, telefones de linha fixa e secretárias eletrônicas. Segundo o suplemento da série, o governo proibiu o desenvolvimento de qualquer tipo de tecnologia wireless com medo de isto causar uma segunda incursão transdimensional.

Bom, com isso de informação, vamos de fato falar sobre o episódio.

Episódio 5

Neste episódio, exploramos a origem de Wade, o policial conhecido como Looking Glass. Sua identidade secreta, o trabalho que ele exerce para não ser vinculado à polícia de Tulsa, é de um analista de pesquisa de grupo de foco. Ele usa sua percepção aguçada para identificar o que de fato as pessoas estão sentindo ao assistir campanhas publicitárias. O episódio começa com uma campanha para repopular Nova York, aparentemente ainda desabitada desde 1985.

Entendemos também que na noite de 2 de Novembro de 1985, em Hoboken, New Jersey, próximo de Manhattan, um jovem Wade visitava a cidade com sua congregação cristã para tenta converter algumas pobres almas antes do inevitável Armageddon nuclear. Ele é levado para uma casa de espelhos onde uma garota rouba suas roupas. Por estar dentro da casa, ele sobrevive, mas ao sair, nota que todos foram mortos. A câmera se afasta para mostrar o gigantesco monstro em cima dos prédios em Manhattan.

Obs.: notem como esta cena é cheia de easter eggs. A gangue dos knot tops, as camisetas de K-28, o movimento feminista GWAR, o gibi com o método Veidt de ganhar músculos. AH! AS REFERÊNCIAS!

Nos dias atuais, entendemos que todas as decisões de Wade são regidas pelo trauma e pânico internalizados deste evento. Seu bunker a prova de invasão, seus treinamentos constantes de emergência são uma forma de trazer controle para um mundo que se perdeu no caos há muito tempo. Ele participa de um grupo de apoio de outros sobreviventes da invasão onde conhece uma mulher. O que gradualmente deveria se tornar um relacionamento amoroso termina com ele descobrindo que ela faz parte da Sétima Kavalaria.

O que a Sétima Kavalaria está tramando

Não só eles têm acesso a tecnologia de táquions que Adrian Veidt desenvolveu para teletransporte, mas têm capacidade funcional da tecnologia. Pior, Joe Keene Jr., o senador, aspirante a presidente e filho do homem que baniu vigilantes mascarados. Ele assumiu secretamente o controle do grupo e pretende usa-los para trazer a verdade à tona. Ele revela para Wade um vídeo de Adrian Veidt revelando ao presidente dos Estados Unidos a verdade sobre o ataque alienígena. Eles também exigem que Wade comprometa as investigações de Angela.

E assim, o episódio termina com Angela presa por Laurie. Será que Wade vai virar casaca? No episódio anterior, Laurie comenta que o uso da máscara por vigilantes é uma espécie de proteção contra o pavor. Aqui, após trair sua amiga, Wade se esconde por trás da máscara do Looking Glass, um bunker para sua psique fragilidade após descobrir que seu mundo é uma ilusão.

Tick tock. Tick tock.

E o Veidt?

Ah sim! Cada bolo de aniversário que aparece indica a passagem de mais um ano. A catapulta que Veidt usa para arremessar os cadáveres de seus serviçais vai parar na área externa de seu cativeiro. Eventualmente, o próprio Ozymandias consegue fugir. Onde ele está? Em uma das luas de Marte, onde ele usa os cadáveres dos clones para escrever uma mensagem para a sonda espacial que acaba de passar pela região.

Comente via Facebook!
Nota
9
Nota
O bom
  • De longe um dos melhores episódios da série até agora.
  • Direção
    9
  • Roteiro
    9
  • Enredo
    9
  • Elenco
    9
Categorias
CríticasSéries

Ver também