Darwyn Cooke, artista e roteirista de quadrinhos, falece

Darwyn Cooke, artista influente no quadrinhos, faleceu Darwyn Cooke, ilustrador, cartunista, roteirista e artista de quadrinhos vencedor do prêmio Eisner, faleceu. Era conhecido por seu trabalho renomado junto a...

Darwyn Cooke, artista influente no quadrinhos, faleceu

Darwyn Cooke, ilustrador, cartunista, roteirista e artista de quadrinhos vencedor do prêmio Eisner, faleceu. Era conhecido por seu trabalho renomado junto a DC Comics onde seu traço limpo e remetente à ilustrações da era de ouro foi muito celebrado por respirar nova criatividade no meio.

Cooke estourou no mundo dos super heróis no início da década de 90 quando foi contratado por Bruce Timm para ilustrar os storyboards da série animada do Batman da mesma época. Timm e Cooke compartilhavam no mesmo senso estético e tinham uma forte apreciação por traços simplificados, porém fortes  e um amor por um senso de heroísmo clássico, elementos que marcaram o universo animado da DC.

Ao longo dos anos, Darwyn Cooke trabalhou nas diferentes séries animadas da DC, sendo responsável pela animação da abertura de Batman Beyond, projeto que retornou em 2014 para um curta metragem celebrando os 75 anos do personagem.

Com sua presença consolidada no mundo das capas e collants, Cooke começou a trabalhar em diversos projetos para a Marvel e DC, inclusive passando por uma antologia do Homem-Aranha. Na DC, foi escalado junto ao roteirista Ed Brubaker (Capitão América) para um reboot da Mulher Gato em quatro edições. Em 2004, Darwyn Cooke escreveu e ilustrou o que muitos consideram sua obra prima: DC: A Fronteira Final, uma carta de amor à era de ouro e prata dos quadrinhos reimaginando o primeiro encontro de Batman, Mulher-Maravilha, Superman e diversos heróis da DC Comics durante a década de 40. A obra rendeu ao artista seu primeiro Prêmio Eisner, ele ganharia um segundo no ano seguinte por uma continuação de A Fronteira Final.

Um tempo depois, Cooke começou a trabalhar em uma versão revisada de The Spirit, icônico personagem criado pela lenda dos quadrinhos Will Eisner. O projeto foi iniciado por um crossover com o Batman com roteiro de Jeph Loeb. O artista chegou a adaptar a série de livros Parker do autor Richard Stark e participou de Before Watchmen, a série de prequels da DC Comics inspiradas na obra de Alan Moore. Em 2015, ainda produzia capas para a DC Comics, como uma edição de Superman/Mulher-Maravilha.

darwyn-cooke-superman-mulher-maravilha

Segundo a esposa de Cooke, há tempos, o artista batalhava um câncer agressivo e recebia cuidados paliativos. Uma notícia muito triste para fãs de HQs e para toda uma geração que cresceu encantada com as aventuras animadas do Homem-Morcego e seus aliados.

Até a próxima.

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Games & HQ'sQuadrinhos

Ver também