Downton abbey o filme curiosidades

Curiosidades sobre Downton Abbey: O Filme para os fãs

Já separe suas porcelanas para a hora do chá...

Sabe quando você tem um carinho grande por uma série ou filme e quando você assiste dá aquela sensação de conforto e de algo familiar?

É assim que você vai se sentir no minuto em que a música tema de Downton Abbey começar, anunciando o começo da adaptação cinematográfica da série, de mesmo nome, que conta a história da trajetória de uma família aristocrata inglesa e dos funcionários de sua propriedade, em Yorkshire, de 1912 a 1926.

Ao longo de seis temporadas, acompanhamos esses personagens e como são afetados por eventos históricos como o naufrágio do Titanic, o sufrágio feminino, a Primeira Guerra Mundial, a epidemia da Gripe Espanhola, a Guerra de Independência da Irlanda, a chegada da eletricidade e com isso, da geladeira, do telefone. Também vemos o crescimento do partido nazista alemão e do socialismo russo.

No epílogo, o criador e roteirista Jullian Fellowes, usa a visita do Rei George V e da Rainha Mary (avós da atual Rainha Elizabeth II), para reunir a família Crawley e mostrar como anda a vida dos personagens.

A chegada da realeza agita o condado e reacende a discussão sobre os esforços para manter o padrão de vida e a propriedade, e como isso afeta não apenas os serviçais da casa como também os agricultores da região e até o dono da mercearia.

Para quem acompanhava a série, o filme vem como um presente. O espectador rapidamente se sente em casa, trazendo de volta tudo que o familiariza. Aqueles que não assistiram também vão gostar do longa, não vão cair de paraquedas.

Alguns elementos podem ficar sem o entendimento, como quem é a senhora que tenta amenizar as coisas que a Condessa de Grantham, Lady Violet (Maggie Smith) vai tramando? Sabemos que é a Isobel (Penelope Wilton), mãe do Matthew (#RIP), vivido por Dan Stevens, e ex-sogra da Mary (Michelle Dockery), mas a nova audiência não tem ideia disso. Mesmo assim, o público consegue aproveitar o filme e pode até se sentir incentivado para conhecer a série.

Por falar na Dama Maggie Smith, ela continua sempre o grande coração dessa produção. Com sua língua afiada, ela faz maravilhas com o texto, trazendo risos e simpatia. Garantimos que as melhores falas são dela!

Ganhador do Oscar de melhor roteiro, por Assassinato em Gosford Park (2001), Fellowes sutilmente “cutuca” Donald Trump e os apoiadores do Brexit, através dos personagens Thomas Barrow (Robert James-Collier), o mordomo gay de Downton, e Tom Branson (Allen Leech), o ex-motorista irlandês da família que se junta aos Crowleys depois de casar com a caçula, Sybil (Jessica Brown Findlay).

Enquanto o primeiro vive a possibilidade de um romance, o outro, mesmo sendo um republicano, passa por não só uma, mas duas situações que promovem uma aproximação com o maior símbolo inglês, a família real.

Curiosidades sobre Downton Abbey: O Filme

O longa também está cheio de curiosidade…

  • Primeiro, os fãs de Harry Potter vão adorar assistir o encontro entre a McGonagall’ vivida por Maggie Smith e Dolores Umbridge, interpretada por Imelda Staunton, que em Downton é Lady Maud Bagshaw, uma prima distante dos Crowleys.
  • Quem gostava de Sense8 também vai se surpreender em ver a Tuppence Middleton, nossa DJ escandinava preferida, com seu cabelo de cor natural, que chega na trama junto com Staunton.
  • Outra curiosidade legal é que o tour real que norteia os acontecimentos realmente aconteceu, mas em 1912 e não em 1927, como diz o filme.
  • Na época, a realeza britânica visitou a região de Yorkshire, assim como outras no interior da Inglaterra, para reafirmar a importância da monarquia, já que a Primeira Guerra Mundial influenciou na dissolução dos impérios austro-húngaro, alemão e do russo.
  • Eles se hospedaram Wenworth Woodhouse, a maior residência privada do Reino Unido, que na época pertencia ao Conde Fitzwilliam. Em Downton, a cena do baile foi filmada lá, na mesma sala que os monarcas assistiram uma apresentação de ballet durante a viagem.
  • Aliás, a mansão também foi usada para as gravações de Orgulho e Preconceito (2005), Mr. Turner (2014), O Destino de Uma Nação (2017) e da série Vitória: A Vida de uma Rainha (2016).
  • A cena em que Mary, Edith (Laura Carmichael) e Cora (Elizabeth Mcgovern) visitam a Princesa Mary, Condessa de Harewood (Kate Phillips), foi filmada em Harewood House, a verdadeira propriedade da filha do rei, que em 1927 vivia lá junto com o marido.
  • Apesar de Downton Abbey ser fictícia, a locação existe mesmo. O Highclere Castle fica em Hampshire, e é a casa do conde e da condessa de Carnarvon, e está aberta ao público para visitas e até para alugar no Airbnb. Mas recomendo comprar as entradas com antecedência, eu mesma não consegui.

Enfim… O filme de Downton Abbey veio praticamente embrulhado num papel caro e perfumado, não decepciona em dar um gostinho a mais para os fãs e já está em cartaz nos cinemas.

Comente via Facebook!
Categorias
CriticasFilmes

Ver também