ENTREVISTA | Enrique Diaz revela suas inspirações do Doleiro em O Mecanismo

Enrique Diaz é o “Doleiro” de O Mecanismo (Netflix) O Mecanismo já está na plataforma da Netflix. A série criada por José Padilha traz uma versão sobre os bastidores...

Enrique Diaz é o “Doleiro” de
O Mecanismo (Netflix)

O Mecanismo já está na plataforma da Netflix. A série criada por José Padilha traz uma versão sobre os bastidores da investigação Lava Jato no momento onde o “Doleiro” Roberto Ibrahim (Enrique Diaz) já é alvo das investigações da Policia Federal comandadas por Marco Ruffo (Selton Mello) e Verena (Carol Abras).

A história do Doleiro

Na série temos um elemento dramático diferente da realidade. Ibrahim, o “Doleiro”, é chamado de “câncer” por Ruffo justamente por ser a peça principal de todo um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção.

Na trama, Ibrahim e Ruffo têm um passado. E a relação dos dois é intensa justamente por se conhecerem desde a época onde Ibrahim ainda não era mau caráter.

Roberto Ibrahim doleiro

Roberto Ibrahim, o Doleiro, e Marco Ruffo e ‘O Mecanismo’

Na realidade as investigações da Operação Lava Jato começaram bem antes da persona do “Doleiro” Alberto Youssef aparecer como pivô no caso de corrupção, mas na série a romantização e a Operação em si ganha o nome e começa quando o escritório do Ibrahim localizado em um Lava Jato é descoberto dentro do esquema.

Corrida Presidencial

Em O Mecanismo, a primeira corrida presidencial de Dilma Roussef, aqui chamada de Janete Ruscov (Sura Berditchevsky) está rolando e o Presidente Lula, chamado de João Higino (Arthur Kohl) apoia a campanha da futura Presidente.

Por trás, temos Ibrahim envolvido como um caixa dois das campanhas e a Petro Brasil (Petrobrás) e algumas empreiteiras já se beneficiam dos esquemas do Doleiro também.

Lava Jato, Lavagem de Dinheiro e Prostituição

Ibrahim também tem uma “parça” de crime comandado pela cafetina Wilma Kitano (Alessandra Colassanti) que tem uma boate onde juntos eles lavam dinheiro. Além disso, a Wilme garante boa parte da dramatização na vida pessoal de Ibrahim como sua amante, levando a esposa do Doleiro a abandonar o caso do marido ao descobrir a verdade.

Doleiro de Enrique Diaz não é o Doleiro da vida real

Quando entrevistamos Enrique Diaz, perguntamos sobre a construção do Ibrahim. Imediatamente, Diaz enfatizou que a sua versão do personagem é um conglomerado de inspirações. Não existe uma adaptação real ao Doleiro da realidade, e isso, somado à dramaturgia, o permitiu criar um antagonista cativante.

Ibrahim é f**a

Sua petulância e arrogância são características marcantes do Ibrahim. A audiência ama e odeia o personagem, mesmo ele sendo o vilão de toda a trama. Pelo fato de Ibrahim ter um passado com Ruffo e o próprio investigador ser obcecado pelo Doleiro, é impossível não torcer ou admirar as artimanhas do “vendedor de esfihas” – como é chamado – ao longo do desenrolar da trama.

Não vamos entrar em detalhes, mas garantimos que até quando ele escapa da prisão, rola um sorriso amarelo de quem vê a série.

Confira abaixo nossa entrevista com Enrique Diaz e desde já pedimos desculpas pelo fotógrafo folgado que entrou na frente da câmera durante a gravação.

Comente via Facebook!

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Categorias
EntrevistasSéries

Ver também