Fabio Barreto falece aos 62 anos

Fabio Barreto, diretor de O Quatrilho, falece aos 62 anos

Mais uma grande perda para o Cinema Nacional....

Diretor de O Quatrilho faleceu aos 62 anos. Fabio Barreto estava em coma há 10 anos.

Um grave acidente de carro na zona sul carioca, levou o mais jovem talento da família Barreto, a um estado de coma durante quase dez anos. Na última quarta-feira, dia 20 de novembro, o cinema brasileiro está mais triste, com o anúncio do falecimento de Fabio, no Hospital Samaritano de Botafogo. O velório foi realizado no Memorial do Carmo, no Bairro do Caju, onde foi cremado no final da tarde de quinta-feira, dia 21.

Fabio Villela Barreto Borges nasceu em junho de 57, no Rio de Janeiro, filho de Lucy e Luis Carlos Barreto e irmão de Bruno Barreto. Mais do que influenciado pelas família, Fabio começou a trabalho no cinema fazendo curtas e sendo assistente de Cacá Diegues em Bye Bye Brasil, de 1979.

Seu primeiro trabalho autoral foi com Índia – A Filha do Sol, em 1984., baseado no conto do romancista brasileiro Bernardo Élis. Estrelado por Nuno Leal Maia e Gloria Pires, o filme mostrava a intensa relação entre um soldado e uma índia. Nos anos seguintes, ele fez O Rei do Rio, Luzia Homem e Lambada.

Em 1995, dirigiu o aclamado O Quatrilho, mostrando dois casais imigrantes italianos obrigados a morar juntos para sobreviver aos problemas da economia do Rio Grande do Sul em 1910. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em 2007, foi chamado pela Disney para dirigir a versão brasileira e latina da série da ABC Studio, Desperates Housewives. Assim que terminou o trabalho pelo cancelamento da série, foi chamado pelos pais para um projeto sobre a vida do então presidente Luis Inácio da Silva.

O projeto foi baseado no livro de Denise Paraná, apresentando os primeiros anos do personagem, interpretado por Rui Ricardo Dias, no sindicalismo da região do ABC. Foi a produção mais cara da história do cinema brasileiro, com um custo de 16 milhões de reais. Os custos foram pagos por diversas empreiteiras, reveladas ao longo das investigações do esquema de corrupção liderado pelo ex-presidente.

O filme foi lançado no ano seguinte ao acidente de Fabio, sendo este seu ultimo trabalho oficial.

Comente via Facebook!
Categorias
FilmesNotícias

Ver também