Fernanda Montenegro 90 anos

Parabéns Fernanda Montenegro, pelos seus 90 anos de vida!

Parabéns! :D

Que presente de aniversário Fernanda Montenegro poderia receber ao completar 90 anos de vida?

Não existe uma simples ou até mesmo um presente imaginado. Fernanda Montenegro sim, nos presenteou em todas essas décadas com seu talento como atriz, mulher e mãe. Soube estar presente nos momentos mais importantes do teatro, do cinema e da televisão.

Fernanda, que nasceu Arlete Pinheiro da Silva e ganhou o Torres ao casar com o escritor, dramaturgo e ator Fernando Torres, tem uma carreira como atriz comparável aos grandes nomes do cinema e do teatro mundial. Cada escolha que fez, foi pensada para extrair o máximo daquele momento. Não existe um único personagem que interpretou com dificuldade, por parecer algo simples e orgânico.

Poderia escrever páginas e páginas sobre sua carreira, mas existem alguns momentos preservados em filme e no antigo videoteipe, que merecem destaque dessa fantástica carreira. São momentos capturados da história do cinema e da televisão, e registrados em conversas com jornalistas em dezenas de entrevistas realizadas ao longo de sua fantástica carreira.

Com o cineasta Leon Hirszman fez seu primeiro trabalho no cinema, a adaptação do texto de Nelson Rodrigues, A Falecida, em 1964. Voltou a trabalhar com Leon, no sensível Eles Não Usam Black-tie, adaptação da peça escrita por Gianfrancesco Guarnieri. Fernanda e Guarnieri interpretam o casal principal e tem uma das cenas mais icônicas do cinema brasileiro quando, em meio a uma crise social que atingiu a família deles, sentam-se os dois à mesa de jantar e começam a limpar o feijão do dia a dia.

No teatro, dezenas de papeis passaram por sua carreira, dos clássicos aos modernos, muitos trabalhos realizados com o maridão, Fernando Torres. Os dois estiveram junto num dos grandes sucesso do teatro brasileiro, É, texto de Millôr Fernandes, que revelava as contradições das atitudes de vanguarda de um casal dito moderno (Fernanda e Fernando). Mais prêmios para uma atuação sem precedentes.

Aliás, a carreira de Fernanda tem mais altos do que baixos. Fez sucesso na telinha fazendo drama, comédia, personagens malignos,  aloprados, sérios e divertidos. Um de seus melhores momentos registrados na TV é a antológica b briga na mesa do café da manhã com Paulo Autran, em Guerra dos Sexo, de 1983. O autor da novela, Silvio de Abreu, declarou anos depois, que escreveu a cena mas não tinha certeza que os atores topassem fazê-la. Uma cena divertida e memorável com dois monstros sagrados da dramaturgia brasileira parecendo duas  crianças birrentas.

Outro momento de encher os olhos foi sua presença e divertida participação no programa de David Letterman, Late Show da rede CBS. Fernanda foi convidada para o programa por ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em Central do Brasil, de 1999. Brincando com Letterman, a atriz disse que era a “old lady from Ipanema”, citando a famosa canção de Tom Jobim.

O que foi importante naquele momento é o fato de que Fernanda Montenegro foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar, fato inédito até hoje. Perdeu para Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado), mas que também perdeu para Fernanda, o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Um novo reconhecimento mundial aconteceu com sua premiação de Melhor Atriz no EMMY Internacional, pelo seu trabalho na série Doce de Mãe, em 2013. Dois anos depois, o júri da premiação lhe concedeu uma nova indicação na categoria de Melhor Atriz, novamente por Doce de Mãe.

Tive a oportunidade de conversar várias vezes com a primeira dama do teatro, cinema e TV do Brasil. E sempre me encantava sua modéstia ao receber elogios sobre seus trabalhos. Quando mencionei a cena da escolha de feijão de Eles não usam Blacktie, ela disse, com a voz embargada, que sentia falta do amigo Gianfrancesco Guarnieri.

Sobre Fernanda Montenegro existem livros, artigos em revistas e jornais, entrevistas em programas de TV, que reúnem informações sobre essa admirável atriz, mulher e mãe.

Aqui vamos dizendo apenas, Feliz Aniversário…

Comente via Facebook!
Categorias
FilmesNotíciasNotíciasSéries

Ver também