Freakpop Debulhando o Oscar: Argo

Faltando 2 meses para o Oscar, Brüce e Sam Bass vão ajudar você, caro leitor, a desbravar o complexo oceano de indicações de melhores filmes, diretores e o mais...

freakpoposcar

Faltando 2 meses para o Oscar, Brüce e Sam Bass vão ajudar você, caro leitor, a desbravar o complexo oceano de indicações de melhores filmes, diretores e o mais importante de todos… melhor edição de som. Se preparem para 2 meses de Nerd Reviews muito especiais!

Argo

Argo, a adaptação cinematográfica da Operação Canadian Caper de 1979 está entre os candidatos a Melhor Filme no Oscar de 2013. Será que vale a pena? Vamos lá.

Em 1979, militantes invadem a embaixada americana no Irã e tomam todos os cidadães americanos como reféns, com exceção de seis americanos que conseguem fugir e se refugiam na embaixada canadense. Entra Tony Mendez, um agente da CIA especializado em fazer planos mirabolantes de resgate para salvar os reféns, ele cria uma produtora de filmes e seu primeiro “projeto” será um filme de ficção científica filmado no Irã. Desta forma, os reféns podem fingir que são membros da equipe de filmagem e fugir do país. A parte bacana? Sim, foi tudo real.

Apesar da premissa interessante, o filme deixa um pouco a desejar. A narrativa passa a impressão que é um trailer para um filme mais longo e mais interessante. Em um dado momento, o roteiro flerta com a ideia que a clandestinidade das operações da CIA se assemelha muito à falsidade que permeia os estúdios de Hollywood, e apesar de ser um gancho interessante, o filme rapidamente abandona esta análise. Outro ponto que, apesar de interessante, é rapidamente ignorado, é a relativa contemporaneidade do tema, visto que a situação de reféns foi indiretamente causada por intervenção do governo americano, sabe? Que nem quando na década de 80 a CIA decidiu treinar Osama Bin Laden e sua turma para combater os soviéticos alguns aninhos depois aconteceu aquela reforma básica de alguns prédios em Nova York?

Independente de cricas do crítico que escreve este texto, o filme vale a pena conferir se você é fã das recém investidas de diretor de Ben Affleck ou se não tem mais nada passando na TV/Cinema/RedTube/Torrent.

Ah, a cena onde mostra o auxílio do Jack Kirby (co-criador de Quarteto Fantástico, X-Men, Thor, Hulk, Vingadores, etc) na missão dura só alguns segundos e francamente, isso é criminoso.

Até a próxima e fiquem atentos para as próximas Nerd Reviews de filmes concorrendo ao Oscar de Melhor Filme! Para facilitar sua vida, que tal nos curtir no Facebook?

Agradecimentos para a FreakGirl Barbara Bello pelo fantástico header!

Categorias
Criticas

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Relacionados