Freakpop Debulhando o Oscar: Indomável Sonhadora

Faltando 1 mês para o Oscar, Brüce , Sam Bass e Lady Freak vão ajudar você, caro leitor, a desbravar o complexo oceano de indicações de melhores filmes, diretores e o...
Freakpop Debulhando o Oscar: Indomável Sonhadora

Faltando 1 mês para o Oscar, Brüce , Sam Bass e Lady Freak vão ajudar você, caro leitor, a desbravar o complexo oceano de indicações de melhores filmes, diretores e o mais importante de todos… melhor edição de som. Se preparem para 1 mês de Nerd Reviews muito especiais!

Hora de falar de mais um concorrente pela estatueta: Indomável Sonhadora!

Hushpuppy é uma jovem menina que mora com seu pai enfermo em uma pobre vila de pescadores nos pântanos da Louisiana. Quando a saúde de seu pai começa a falhar e as camadas polares começam a derreter liberando os terríveis e antigos auroques, a garota deverá embarcar em uma jornada para aprender o verdadeiro significado de coragem.

Auroques? Pântanos? Hein? Sim, a história é um pouco etérea, afinal o mundo ao redor da personagem é observado por uma criança de 6 anos. Hushpuppy aprende no colégio da comunidade, sobre temíveis criaturas pré-históricas que destruíam e devoravam tudo em seu caminho. As grandes feras se tornam o símbolo de tudo que a garota teme e seu iminente encontro esperado ao longo do filme ajuda a ilustrar tudo que Hushpuppy sente e pensa.

A atriz Quvenzhané Wallis, é a mais jovem concorrente da estatueta de melhor atriz e com motivos, apesar da juventude, a menina faz uma performance poderosa e memorável.  A cenografia também merece nota sendo que são poucos os filmes que exploram este tipo de realidade em uma luz tão positiva.

Ao mesmo tempo, é impossível não traçar paralelos as dificuldades e os motivos de afastamento dos pescadores com o desastre do Furacão Katrina que atingiu Nova Orleans. Inclusive, após o furacão, diversas comunidades clandestinas foram formadas visto que a ajuda do governo era vista como ausente pela população carente. Nota-se um certo desprezo dos pescadores pelos “homens da cidade” e esta sensação parece ser alimentada por sentimentos de abandono, aliás, o fantasma desta emoção parece assombrar todos os personagens da trama.

É um filme simples com uma história fácil de entender e ao mesmo tempo, permite o telespectador vislumbrar um mundo muito maior, um mundo incrível que só pode existir na imaginação de uma criança, e desta forma, a obra se torna muito maior e muito mais fantástica. Certamente é um filme que vale a pena conferir!

Até a próxima e fiquem atentos para as demais  Nerd Reviews de filmes concorrendo ao Oscar de Melhor Filme! Para facilitar sua vida, que tal nos curtir no Facebook?

Comente via Facebook!
Categorias
Criticas

Ver também