Game of Thrones – 4ª Temporada – 5º Episódio – First Of His Name

A quarta temporada de Game of Thrones chega na metade. Game of Thrones como série apresenta consideráveis diferenças comparados com sua origem literária. As Crônicas de Gelo e Fogo...

A quarta temporada de Game of Thrones chega na metade.

Game of Thrones como série apresenta consideráveis diferenças comparados com sua origem literária. As Crônicas de Gelo e Fogo é uma imensa série que aborda uma infinidade de temas nunca poderia ser adaptada inteiramente em um meio narrativo visual. Desta forma, muitos episódios da série focam em um tema específico da história. Em First of His Name, o episódio funciona como um estudo do antigo enigma apresentado por Varys: Um mercenário encontra-se na frente de um rei, um homem rico e um padre. Quem ele mata e quem ele obedece? É tudo uma questão de poder, ou melhor, a ilusão do poder.

Game of Thrones

Apesar de ser um tema constante na série, raramente os episódios param para analisar o que genuinamente é o poder em Westeros, afinal, o que impede a sempre ignorada plebe de se revoltar contra seus reis? O que garante que a população vai permanecer leal aos seus lordes e outros membros da nobreza? O episódio começa com a coroação de Tommen, um rei que muitos desejam a ascensão ao poder por ser mais controlável do que seus predecessores. Seu “pai” era um bêbado negligente que almejava manter o reino em guerra pois não aguentava tempos de paz e seu irmão mais velho era um psicopata completo. A cena é utilizada para explorar todos os jogadores do trono que observam a mudança no campo e as novas regras em jogo. Cersei e Margaery, especialmente, sentam nas sombras e verbalmente duelam como rivais.

Para reforçar a ideia que poder é uma mera ilusão, Tywin revela para sua filha que as minas de ouro nas terras do Oeste onde os Lannisters são soberanos, estão completamente vazias há anos. A imensa riqueza da casa do Leão vêm destas minas e por isso, são tidos como a família mais poderosa de Westeros. Entre a riqueza dos Tyrells, a dívida do Banco de Ferro de Braavos e as dívidas enormes que o trono arrecadou durante a guerra, o patriarca dos Lannisters revela que todos o temem não por causa da seu riqueza, mas como ele se posicionou ao longo dos anos como uma figura de poder, uma ilusão de certa forma.

Game of Thrones

Do outro lado do oceano, Daenerys, talvez um dos únicos personagens da série que possui uma fagulha de consciência, vê que sua guerra contra a baía dos escravistas resultou em mais mortes do que esperado. As cidades que ela havia liberado foram retomadas ou se afundaram em guerra civil. Mesmo com um exército de 10 mil homens e uma marinha recém capturada. Ela opta por permanecer em Mereen e aprender a reinar. Ao contrário de quase todos os personagens da série, ela não acredita que será apoiada pelo reino simplesmente pelo poder do nome Targaryen. Afinal, Targaryens foram tirados do poder em uma revolta, não é só um nome que faz um rei ou uma rainha.

Game of Thrones

Esta temporada de Game of Thrones tem sido marcada por significativas mudanças de enred. O livro é marcado por uma história que é observada por um número limitado de personagens, portanto, grandes eventos como o Casamento Vermelho ou algumas batalhas são meramente mencionados e não testemunhados. Esta temporada têm pego eventos que nunca aconteceram ou nunca foram observados e têm expandido para criar uma narrativa mais rica. A captura de Bran pelos rebeldes da Night’s Watch e a missão de Jon Snow de elimina-los é completamente ausente do livro, mas serve para o mesmo propósito. Uma despedida final de Bran para seu irmão mesmo que ambos nunca se encontram cara a cara. A cena também serviu para explorar melhor os poderes de Jojen que na série sempre ficou um pouco confuso.

Game of Thrones

Voltando para a exploração do poder. Paetyr Baelish e Sansa finalmente chegam ao Vale de Arryn e a Stark fugitiva conhece a sua tia. Paetyr se casa com Lisa Arryn e um pouco sobre as tramas de Baelish são reveladas. Discutivelmente, ele é o grande vilão da série, o único personagem que tem manipulado os personagens desde o início de Game of Thrones e só têm aumentado seu poder ao permanecer nas sombras e mexer discretamente as peças no tabuleiro.

Game of Thrones

E no final das contas, o episódio resume a questão do poder com Arya e o Cão. Ela lista novamente os nomes que ela gostaria de assassinar e volta a treinar com sua espada, inclusive tentando apunhalar o Sandor. Ela não consegue penetrar sua armadura e termina derrotada no chão, afinal, “não importa o quanto você quer algo, sempre tem alguém que quer mais”. Uma síntese perfeita da questão de, o que é ter poder.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também