Game of Thrones – T03E09 – ‘The Rains Of Castamere’

O título do nono episódio da terceira temporada de Game of Thrones tem um pouco de história interessante por trás. Quando Tywin Lannister assumiu poder em Casterly Rock, teve...

O título do nono episódio da terceira temporada de Game of Thrones tem um pouco de história interessante por trás. Quando Tywin Lannister assumiu poder em Casterly Rock, teve que controlar muitas das casas juradas que haviam se tornado rebeldes devido a inabilidade de seu pai, Tytos Lannister, de controla-las.

Lorde Reyne de Castamere era um destes lordes, quando sua casa decidiu se rebelar contra os Lannisters, um jovem Tywin sitiou seu castelo e aniquilou todos os rebeldes até seus últimos descendentes. A Casa Reyne de Castamere deixou de existir e em seus salões, não existe nenhuma alma para ouvir o barulho da chuva que chora em suas terras… Este cruel ato, ajudou a semear a reputação de Tywin que chegou a impedir uma segunda rebelião simplesmente ao enviar um bardo para tocar a música na presença de lordes presunçosos.

E porque desta pequena e trágica e história?

Robb Stark é um líder militar brilhante, suas táticas de guerra são eficientes e brutais, mas os outros aspectos políticos de um rei são seus pontos fracos. Para garantir passagem de seus exércitos, Robb promete se casar com uma das inúmeras filhas de Walder Frey, assegurando lealdade da casa e expandindo sua força militar. Infelizmente, seja por dever, ou por juventude, o jovem lobo se casa com Talisa Maegyr (Jeyne Westerling nos livros) e deve reparar sua ofensa perante Lorde Frey.

Em outra frente, a confiança que Robb deposita em Roose Bolton pode ser muito além do merecimento do frio senhor da Dreadfort que começou a ver a causa do Norte como perdida e secretamente busca uma aliança mais vantajosa com os Lannisters.

Mesmo assim, com a melhor das intenções, Robb escala seu tio Edmure para um casamento com os Freys para aplacar a fúria de Walder Frey. Tudo vai bem, Edmure se apaixona por uma jovem Frey e tudo vai bem no casamento até a banda começar a tocar “Rains of Castamere”…

O casamento vermelho, um dos momentos mais marcantes das Crônicas de Fogo e Gelo, a brutal vingança dos Freys, a morte de Robb e Catelyn Stark (e na série, de Talisa também) e o final da rebelião do Rei do Norte. A cena na série é extremamente violenta e mostra no detalhe todo os sofrimento das vítimas presentes.  E tudo isso só pode ser concretizado por uma pessoa, Tywin Lannister – em Westeros, uma das tradições mais antigas e sagradas é a de direito de convidados, enquanto um convidado estiver sob o telhado de alguém, nenhum mal poderá lhe atingir. Os Freys já têm uma péssima reputação entre a nobreza e agora acabaram de quebrar a única tradição tida como inquebrável, se não fosse pelo aço dos Lannisters, a casa seria extinta. O episódio termina com a garganta de Catelyn sendo cortada e os créditos rolam…

Maaaaass….

O episódio não foi somente um grande tributo a Jogos Mortais. Do outro lado do mundo, Daenarys começa sua invasão em Yunkai, seguindo a estratégia de Daario, ele, Jorah Mormont e Grey Worm infiltram a cidade pelos esgotos e podemos testemunhar uma das melhores cenas de ação da série até agora. Com cada personagem exibindo seu estilo único de luta.

Em paralelo, Arya e o Cão ganham uma pequena participação quando Sandor Clegane tenta levar ela para o casamento dos Freys e… bom, leia acima e veja porque o plano deu errado.

E finalmente, Jon foge dos selvagens e por um breve instante passa bem perto de onde Bran Stark se refugiou. O poder de warg do rapaz é exibido mais uma vez quando ele controla temporariamente Hodor (controlar humanos é considerado um taboo e considerado quase impossível). Apesar de Jon ser um personagem importante na saga, seus momentos com os selvagens na série continua a desejar.

Até a próxima!

 

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas
Para ver no cinema:

Ver também