Em Game of Thrones, Daenerys vai “começar algo” na Pedra do Dragão

Game of Thrones prepara o terreno para os jogadores finais Game of Thrones – T07E01 – “Dragonstone” Oficialmente estamos há muitas e muitas milhas das últimas páginas de A...

Game of Thrones prepara o terreno para os jogadores finais

Game of Thrones – T07E01 – “Dragonstone”

Oficialmente estamos há muitas e muitas milhas das últimas páginas de A Dança dos Dragões, já que personagens considerados cruciais e tramas importantes sequer apareceram em Game of Thrones. Alianças cuidadosamente construídas ao longo dos livros foram substituídas por conclusões rápidas que oferecem uma grandiosidade visual raramente vista em As Crônicas de Gelo e Fogo. Com o inverno finalmente em Westeros, vamos fazer uma rápida análise do reino antes de analisar o episódio.

Cersei eliminou todos os seus rivais políticos em um único golpe explodindo o Septo de Baelor. Na destruição, Margaery Tyrell, o Alto Pardal e todos os seus opositores morreram. Desimpedida, ela finalmente conquistou seu sonho: reinar Westeros. Jon Snow deixou o comando da Patrulha da Noite com Edd e retornou para Winterfell. Com o auxílio dos Cavaleiros do Vale, comandados por Petyr Baelish, ele derrotou Ramsay Bolton em combate e se tornou Lorde de Winterfell e Rei do Norte. Arya Stark usa seu treinamento dos Homens sem Rosto para assassinar Walder Frey.

Daenerys Targaryen tomou controle dos Dothraki, nomeou Tyrion como sua Mão da Rainha e forjou uma aliança com Yara Greyjoy. Seu gigantesco exército navega rumo a Westeros com o auxílio de uma frota roubada das Ilhas de Ferro. Em Dorne, Ellaria Sand tomou controle do país e junto com as Cobras da Areia prepara sua vingança. Olenna Tyrell, a rainha dos espinhos, está refugiada em Jardim de Cima e também prepara para se retaliar contra os Lannisters.

No Norte, além da Muralha, o Rei da Noite marcha com uma gigantesca força de mortos vivos rumo ao Sul…

N’As Gêmeas

Walder Frey brinda sua gigantesca família para comemorar sua nomeação com Senhor de Correrrio e sua traição/vitória no Casamento Vermelho. Todos os homens caem mortos. Envenenados pelo vinho, Walder remove seu rosto e Arya avisa as mulheres da casa que “O Norte Lembra”. Era esperado que a jornada de Arya a levaria de volta para Westeros e que jamais ela permaneceria como um Homem Sem Rosto. Existe uma temática recorrente em Game of Thrones sobre as consequências crescentes que vingança e retaliação podem causar. Algo nos diz que a missão de Arya terminará de forma trágica para a personagem ou, até mesmo, deixando a situação ainda pior em Westeros.

No Norte

Jon Snow se estabelece como o Rei do Norte e prepara suas forças para a verdadeira batalha contra as forças do Rei do Norte. Desde a temporada passada, GOT tem deixado de lado a ambiguidade moral, o elemento mais fascinante da obra de Martin, por um maniqueísmo simplista. Jon e Daenerys se tornaram os grandes heróis benevolentes, preparados para salvar o mundo de toda a injustiça e tomando todas as decisões impecavelmente corretas enquanto vemos Cersei vestida de super vilã e fazendo discursos de déspota genérica. Esta caracterização rasa compromete a jornada e o desenvolvimento de outros personagens como Sansa. Ela se tornou uma protagonista fascinante após sua aterradora jornada, mas com Jon virando o Aragorn de Westeros, ela simplesmente se tornou alguém que solta frases cínicas de efeito sem contribuir de forma efetiva à trama. Bran e Meera chegam à Muralha onde são recebidos por Edd. O Rei da Noite marcha rumo ao sul com um exército que conta até com gigantes mortos.

Em Porto Real

Cersei tomou controle do Trono de Ferro e discute planos com Jaime para os confrontos no futuro. Considerando que as forças dos Lannisters estão enfraquecidas e praticamente o continente todo está afiando espadas e olhando com ódio para a capital, provavelmente será uma luta curta.

Existe uma certa sincronia entre os dias da Rainha Cersei e do Rei Louco. Ambos tomaram decisões erráticas e destrutivas envolvendo a morte de figuras importantes usando Fogo Selvagem o que resultou em uma rebelião em massa que eventualmente destronou a dinastia. Aerys provocou a Rebelião de Robert que eliminou a linhagem Targaeryen como monarcas de Westeros e muito provavelmente, o reino breve de Cersei terá seu fim sob a lâmina de algum nobre injustiçado (ou vários). Novamente voltamos ao tema da vingança. Game of Thrones explora um ciclo infindável de retaliação onde a resolução pacífica está cada vez mais distante e os mesmos temas se tornam recorrentes.

Há uma fagulha de esperança para a situação de Cersei quando Euron Greyjoy aparece em Porto Real com a Frota de Ferro e uma oferta de aliança. Ele promete a captura de um de seus inimigos como prova de fidelidade para a nova rainha. O personagem, até agora, tem se mostrado como uma das adaptações mais decepcionantes da série. Nas Crônicas, Euron é uma entidade sem misericórdia, capitão do Silêncio, um navio repleto de artefatos mágicos pilhados das ruínas de Valyria e tripulado por mudos. No seu acervo, ele possui um chifre capaz de controlar dragões e seu plano envolve enviar seu irmão Victarion com uma proposta de casamento para Daenerys Targaryen. Tanto o Silêncio quanto Victarion estão ausentes. O que podemos especular é:

a) a jornada de Victarion nos livros não levará a nada; ou

b) o final de Game of Thrones será radicalmente diferente d’as Crônicas.

Na Cidadela

Sam continua seus estudos para se tornar um Mestre. Seus dias consistem em limpar latrinas, penicos e servir alimentos. Ele desesperadamente deseja entrar na ala proibida da biblioteca para descobrir mais sobre os Outros e como derrota-los. Existe uma antiga teoria que os Mestres foram responsáveis pelo fim dos dragões dos Targaryens e consequentemente a magia no mundo (ambos estão intrinsecamente conectados, tanto que diversos usuários de magia se tornaram mais poderosos com o nascimento dos dragões de Daenerys).

O Arquemestre Embrose acredita em Sam e da ameaça sobrenatural no Norte, mas segue apático sobre este ser realmente o fim do mundo, listando os demais grandes eventos da história de Westeros onde todos acreditavam ser o fim de tudo. Esta apatia seria uma visão científica da situação ou um sinal genuíno de haver uma conspiração envolvendo os Mestres?

Sam descobre pouca coisa, além de relembrar que A Pedra do Dragão (Dragonstone) é uma gigantesca reserva de vidro de dragão, uma rocha ígnea que é fatal para os Outros. Ele envia uma mensagem para Jon, apesar de a Pedra estar prestes a receber uma nova residente.

A Pedra do Dragão

A Pedra do Dragão foi a sede original da Casa Targaryen em Westeros quando eles fugiram da Destruição de Valyria. Foi o ponto inicial da jornada de Aegon o Conquistador quando ele começou sua campanha para tomar Westeros. É simbólico que a chegada de Daenerys em sua terra natal começa com seu regresso ao seu lugar de nascimento e um castelo tão importante para a história de sua dinastia.

A Irmandade

A Irmandade sem Bandeiras segue sua jornada pelo gélido inverno. Sandor Clegane questiona porque o Senhor da Luz continua a ressuscitar Beric Dondarrion, nem mesmo ele sabe. Difícil especular considerando que o personagem se sacrificou no livro para trazer Catelyn Stark de volta à vida. Até mesmo a história de Sandor é diferente, apesar de ter uma semelhança temática, especialmente com ele escavando as covas dos taverneiros que morreram anos atrás.

E com isto, os jogadores se estabelecem no tabuleiro rumo à batalha final. Em termos de revelações e narrativa, o episódio pode ser considerado fraco, mas não menos fascinante para especular o futuro do reino.

Até a próxima!


REGRAS:

  1. Envie a(s) resposta(s) para o nosso inbox no Facebook
  2. Cada participante poderá enviar somente 1 (uma) vez a(s) resposta(s)
  3. Cada resposta correta, vale 1 (um) ponto.
  4. Aceitaremos respostas até às 16h00 de 17/07/2017. (ENCERRADO)
  5. Até as 17h vamos divulgar aqui no post a relação dos competidores e seus pontos.
  6. Vence quem tiver mais pontos no final da exibição da temporada. Serão 3 (três) perguntas toda semana. Sempre às segundas.
  7. O vencedores ganhará um mega kit de Game of Thrones. Tem até alguns POP! Funko dos personagens. Em breve divulgaremos o prêmio completo.
  8. Boa sorte.

** ENCERRADO ** Até segunda que vem, galera! Boa sorte a todos.

Pontuação da primeira semana.

 

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também