Gotham – Temporada 01 – Ep. 14 – The Fearsome Doctor Crane

Gotham explora a origem de um vilão que representa o medo. É o Espantalho ok? O episódio explora a origem do Espantalho. Gotham começa com sempre começa com uma...

Gotham explora a origem de um vilão que representa o medo.

É o Espantalho ok? O episódio explora a origem do Espantalho. Gotham começa com sempre começa com uma abertura fria mostrando um crime que mistura a seriedade de um drama policial com comédia de desenho animado (porque aparentemente este vai ser o tom da série sempre). Entre o Electrocutioner e o “Máscara Negra de Wall Street”, mais um vilão temático é introduzido na série de forma gratuita e sem grandes repercussões na trama geral.

Apesar do peso de trazer à tona a origem de um personagem icônico como o Espantalho, o episódio funciona como os demais episódios da série e trazem muito pouco de relevante. O criminoso do momento é o Doutor Gerald Crane, pai de Jonathan Crane, o futuro Espantalho, que assim como o filho no futuro, é obcecado pela natureza do medo e fobias. Como todo mundo em Gotham City com um hobby, o Doutor Crane assassina pessoas, mais especificamente, suas vítimas são assassinadas no momento do auge do medo de suas respectivas fobias.

gotham-episodio-14-The-Fearsome-Doctor-Crane-critica-freakpop-01

De novo, é um personagem icônico da mitologia mas aqui sofre zero desenvolvimento. Por que ele é obcecado por fobias? Por que ele mata estas pessoas?  Como que o filho dele é tão confortável com o pai matando pessoas? Nada disso é explicado ou minimamente explorado.

gotham-episodio-14-The-Fearsome-Doctor-Crane-critica-freakpop-02

Como sempre, as tramas maiores (com exceção de Bruce Wayne), são mais interessantes. Maroni finalmente descobre via Fish Mooney que Oswald Cobblepot secretamente trabalha para Falcone e o leva para o meio do mato para arrancar respostas (e possivelmente alguns dedos). Assim como episódios recentes onde vemos o verdadeiro poder de Falcone, aqui temos a oportunidade de entender porque Maroni é um dos chefões do crime de Gotham. É uma excelente oportunidade também para Robin Lord Taylor mostrar o melhor da sua atuação como o Pinguim.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também