Gotham – Temporada 01 – Ep. 18 – Everyone has a Cobblepot

Em Gotham, o comissário fez o que com quem? Quando foi originalmente apresentado, os produtores falaram que Gotham não seria focada tanto na história do Batman, mas sim, na...

Em Gotham, o comissário fez o que com quem?

Quando foi originalmente apresentado, os produtores falaram que Gotham não seria focada tanto na história do Batman, mas sim, na cidade que criou e formou todos os personagens componentes da mitologia do Homem Morcego. Pouco da narrativa até agora foi dedicada, de fato, a explorar a Gotham realmente é e porque ela é assim. Nos deparamos com uma cidade corrupta a ponto de ser quase cômico, afinal, entre mafiosos terrivelmente ineficientes, e criminosos que apesar de excêntrico estão longe de ser poderosos.

gotham-episodio-18-temporada-01-everyone-has-a-cobblepot-3

Finalmente temos um episódio onde algum semblante de lógica tenta ser aplicado em tamanha corrupção. Arnold Flass é liberado da cadeia e Gordon vê seus poucos aliados virando casaca por medo. Aparentemente, o Comissário Loeb tem um gigantesco arquivo com maracutaias de todos os policiais, políticos e juízes da cidade. Gordon, o jovem e inocente policial que acredita ser invencível, não está pronto para largar o osso e junto com Harvey Dent, e decidem ir atrás de Loeb. Naturalmente, temos mais uma previsível redenção de Bullock quando este decide ajudar no último minuto e, como sempre, mais uma vez, os heróis precisam da ajuda de Oswald Cobblepot. Por um lado, o episódio ganha pontos de trama por ter um Gordon disposto a enfrentar sua própria moralidade para colocar Loeb por trás das grades, por outro lado, mais uma vez temos um vilão aparentemente comum com uma bagagem psicótica que no contexto oferecido pela série parece um pouco forçado.

gotham-episodio-18-temporada-01-everyone-has-a-cobblepot-2

O outro foco narrativo, ainda gira em torno de Fish Mooney, que se encontra na ilha do Dr. Dullmacher. Ela garante que conseguirá manter os corpos em fluxo do cativeiro se ele torna-la seu braço direito. Uma jogada para mostrar o quanto Mooney é malandra, durona etc, mas que no fundo, é uma desculpa banal para tornar o que seria uma figura ameaçadora em um vilão trouxa. Afinal, qual é o motivo verdadeiro para darem atenção à Mooney? O que eles ganham com isso?

gotham-episodio-18-temporada-01-everyone-has-a-cobblepot-4

Infelizmente, o tom inconsistente que oscila freneticamente entre o sério e o humorístico deixam a série cansativa. E o roteiro preguiçoso que aposta mais na burrice dos personagens, do que em tramas satisfatórias, continua apesar do verdadeiro potencial da série.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também