Guia Freakpop Star Wars – Parte 2 – Episódios IV a VI

Faltam poucos dias para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força e a Freakpop preparou um super guia para todo mundo que não se lembra de tudo...

freakpop-star-wars-cobertura-the-force-awakens-header-01

Faltam poucos dias para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força e a Freakpop preparou um super guia para todo mundo que não se lembra de tudo que aconteceu há muito tempo atrás em uma galáxia distante! Clique aqui para ver a Parte 1!

[divider]Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança[/divider]

star-wars-episodio-iv-uma-nova-esperança

Agora a porra ficou séria. Eis o filme que revolucionou o cinema para sempre. Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (ou só “Star Wars”, já que na época não tinha essa história de planejar continuação antes de dar grana). 20 anos depois dos eventos de A Vingança dos Sith, o Império está firme e forte e a única força que ousa enfrenta-los é a Aliança Rebelde. O Senado foi completamente desativado graças à Estrela da Morte, uma estação espacial gigantesca com a capacidade de destruir planetas.

Sem saber que capturou a própria filhota, Darth Vader toma controle de uma nave rebelde que detém os planos da Estrela da Morte. Antes de sua captura, Leia lança em direção a Tatooine dois dróides, C-3PO e R2-D2, com os planos da Estação Espacial e uma mensagem de áudio do WhatsApp para Obi-Wan Kenobi, um velho general Jedi que serviu com o pai da princesa nas Guerras Clônicas.

Por destino, os simpáticos robôs viram propriedade da família Skywalker, um humilde grupo de fazendeiros que não são pobres suficientes para ser do MST e nem ricos o suficiente para misturar Whisky com energético no camarote do show do Wesley Safadão. O jovem Luke Skywalker descobre a mensagem para Obi-Wan e vai atrás do velho. O Jedi conta para Luke sobre sua origem, como seu pai era um grande guerreiro e piloto e como ele foi morto por Vader, um discípulo do Lado Negro da Força. Kenobi mentiu para preservar Luke da verdade ou na época ninguém pensou em fazer uma continuação?

Com a ajuda de Han Solo, o equivalente espacial de um caminhoneiro que trabalha para traficantes, Luke e Obi-Wan invadem a Estrela da Morte e resgatam a princesa… que apesar de ser filha de um Senador de um senado que não existe mais, tem um título de nobreza… o pai dela era rei? Isso nunca fica claro. Enfim, Vader e Obi-Wan, após décadas, lutam novamente sem a mesma capacidade de coreografia de outrora, mas com a mesma intensidade emocional. Infelizmente, Kenobi não é páreo para Vader e é morto tragicamente.

Com os planos da Estrela da Morte nas mãos dos Rebeldes, nossos heróis planejam uma ousada investida para destruir a estação espacial. Apesar de ser praticamente invulnerável, existe um buraco da coifa do fogão do refeitório que, se um torpedo bem lançado “entrar dentro”, ela explode. Uma triste lição sobre fazer projetos com o fornecedor mais barato.

Luke usa a Força para navegar a trincheira, o ganancioso Han Solo volta para ajudar os rebeldes e Vader falha em sua missão porque um dos pilotos derrapa na hora errada e acerta a nava do chefão. Todos ganham medalhes menos Chewbacca porque… racismo?

[divider]Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca[/divider]

star-wars-episodio-v-o-imperio-contra-atacaGeorge Lucas deixa a cadeira de diretor de lado e coloca o roteiro em mãos mais competentes. Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca é uma verdadeira obra prima do cinema. O Império, começa a… contra-atacar… localizando os Rebeldes em Hoth, um planeta tão gelado quanto São Paulo para cariocas. Luke quase morre de hipotermia e começa a ter visões de Obi-Wan falando para ele continuar seu treinamento Jedi em Dagobah, um planeta misterioso com um Mestre Jedi sobrevivente.

Nossos heróis se separam, Luke vai em busca do treinamento enquanto Han, Leia e Chewbacca tentam fugir do Império a bordo de um Falcão Milênio que está a capacidade de entrar em hiperespaço. Han usa toda a sua malandragem para manobrar a sua nave – que jamais passaria na vistoria ambiental –  e escapar do inimigo. Luke chega em Dagobah e conhece o Mestre Yoda, a versão mais poderosa do sapo Kermit que o ensina sobre a Força.

Han e Leia se refugiam em Cloud City, uma operação mineradora gerenciada por Lando Calrissian, um velho amigo de Solo. Luke pressente que seus amigos estão em perigo e abandona seu treinamento. Pela forma como a história é narrada, ou Han e Leia passaram meses no espaço ou o treinamento de Luke durou mais ou menos três horas.

Em Cloud City, nossos heróis sofrem uma emboscada. Darth Vader chegou primeiro e obrigou Lando a entregar seus amigos. Han é congelado em carbonita e entregue a Boba Fett, o filho de Jango Fett e caçador de recompensas que veio atrás do contrabandista. Depois de confessar seu amor por Solo, Leia foge com Lando enquanto Luke enfrenta Vader. Em uma das cenas mais famosas da história do cinema, Darth Vader desmente a história de Obi-Wan: ele nunca matou o pai de Luke… ele É o pai de Luke.

Semi-morto no confronto e chocado com a revelação, Luke é resgatado por Leia. Ambos se encontram com o comboio Rebelde e contemplam um futuro incerto…

[divider]Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi[/divider]

star-wars-episodio-vi-o-retorno-de-jediHora de resgatar Han Solo! O personagem mais popular e marcante da série, por sorte, Harrison Ford decidiu voltar para mais um filme mesmo dizendo que detestava o papel. De volta em Tatooine, no palácio do asqueroso Jabba, Leia tenta resgatar seu amor, mas falha. Ela vira mais uma escrava do harém de Jabba e desperta sensações hormonais em incontáveis gerações de nerds quando aparece com um bikini dourado. Em seguida, chega Luke, muito mais poderoso na Força… e também é capturado.

Não se preocupem! Era tudo parte do plano! Jabba leva nossos heróis para serem alimentados no poço de Sarlacc, um animal gigantesco no meio do deserto que devora tudo que se aproxima. Luke saca seu sabre de luz, fatia todo mundo, Leia enforca Jabba com sua própria corrente e Bobba Fett morre tão rápido que sua credibilidade como bad-ass é questionada. Missão cumprida, hora de derrotar o Império!

Nas proximidades de Endor, o Imperador Palpatine começou a construir uma nova e gigantesca Estrela da Morte. Os Rebeldes acreditam que esta será a investida final. Destruir a nova Estação Espacial antes desta estar completa e se der sorte, matar o Imperador. Um grupo de Rebeldes deverá descer até a Lua Florestal de Endor para desativar a estação terrestre que projeta um campo de força em torno da Estrela e todas as naves Rebeldes atacarão simultaneamente.

Era tudo uma emboscada orquestrada por Palpatine para concentrar toda a força Rebelde em um local só e destruí-los. A base terrestre é extremamente fortificada e, caso os Rebeldes não desativem a tempo, tudo estará perdido. Por sorte, Endor é habitado por Ewoks, uma espécie alienígena primitiva canibal, mistura de ursinhos de pelúcia e a agressiva política de merchandising de George Lucas, que se aliam aos Rebeldes e ajudam a derrotar o exército imperial terrestre.

Luke é enviado para confrontar Vader e o Imperador. Ambos tentam convencê-lo a se juntar ao Lado Negro da Força, mas Luke é verdadeiramente bondoso. Ele enfrenta Vader e consegue conter sua raiva. Enfurecido, Palpatine começa a torturar o jovem Skywalker, o que finalmente faz Vader se redimir, matando o Imperador e protegendo seu filho. No final das contas, Anakin Skywalker realmente era o escolhido e, em seus momentos finais, trouxe equilíbrio para a Força. Luke também descobre que Leia é sua irmã perdida e que aquele selinho de uns anos atrás é melhor deixar sem ser discutido.

O Imperador está morto, a Estrela da Morte é destruída e em toda a Galáxia os povos recém libertados comemoram o fim de um período tão sombrio da história… ao menos que consideremos que muito provavelmente os diferentes almirantes da Marinha Imperial entraram em Guerra Civil para descobrir quem controlaria a quantidade gigantesca de armas e naves imperiais espalhadas pelo espaço…

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categories
FilmesOpinião

RELATED BY