Howard, o Pato – Afinal, quem é ele?

Howard, o Pato é o mais novo Easter Egg da Marvel e sua história é bem complicada. Guardiões da Galáxia estreou e seu easter egg foi no mínimo inusitado....

DoktorBruce_Header

Howard, o Pato é o mais novo Easter Egg da Marvel e sua história é bem complicada.

Guardiões da Galáxia estreou e seu easter egg foi no mínimo inusitado. Howard, o Pato é um personagem bem bizarro, mas em um filme repleto disso, sua aparição fez sentido, mesmo que seja só uma brincadeira para os fãs e não uma promessa de um novo longa de Howard, o Pato.

howard, o pato

A humanidade não precisa passar por isso duas vezes…

Pode parecer meio exagerado, mas a história de Howard é mais estranha do que você possa imaginar. Primeiramente, porque o personagem que você viu na cena pós-créditos do filme, não é ele.

<insira barulho do Inception aqui>

Sim, meus caros leitores, aqui contarei uma história repleta de traição, reviravoltas e revelações tumultuosas…

Em 1973, Steve Gerber criou Howard para a Marvel. Como já era de praxe na indústria, a Marvel tratou os direitos de criador de Gerber com todo o respeito e amor necessário…

ou seja, nenhum.

No começo dos anos 80, ele processou a Marvel para obter novamente os direitos sobre o personagem. Durante o processo, como já é de se esperar, a grana começou a ficar curta. Para compensar isso, ele pediu a ajuda de Jack Kirby, um cara que já estava bem familiarizado com a sacanagem da Casa das Ideias (ele praticamente criou o universo Marvel, mas quem aparece todo bonitinho nos filmes é Stan Lee). Juntos, eles criaram Detroyer Duck:

destroyer duckNesta HQ, feita para ajudar Gerger a pagar suas astronômica conta, temos a história de Duke. Um pato em uma missão para salvar seu amigo que foi sequestrado por uma corporação maligna. Não é exatamente sutil, mas funciona.  Eventualmente, ambos os lados resolveram essa briga fora dos tribunais, mas Gerber não estava completamente satisfeito. Alguns anos depois, ele foi convidado para escrever um cross-over entre Howard e o Homem-Aranha. Ao invés de mandar o estúdio tomar naquele lugar onde o sol não brilha, ele montou um pequeno plano.

Durante tudo isso, ele também escreveu um cross-over para a Image Comics com o Destroyer e o Savage Dragon (se você não se lembra dele… bom, não tá perdendo muita coisa). Muito malandrosamente, ele decidiu que, mesmo entre dois estúdios rivais e com personagens que JAMAIS poderiam aparecer juntos, ele contaria somente uma única história. Na história da Marvel, Homem-Aranha e Howard entram em um armazém que na verdade é uma fábrica de clones, onde existem inúmeras cópias do pato estrela da história. Já na Image, Destroyer e Savage Dragon entram no mesmo armazém, porém, por uma porta diferente:

marvel-image-howard

Na esquerda é Marvel, na direita é Image. Note como o diálogo é o mesmo e os personagens aparecem na mesma cena (mesmo escondidos). Bom, essa bagunça toda serve para revelar que no final das contas, o Homem-Aranha foge com um clone enquanto Destroyer e Dragon fogem com o Howard original. Imediatamente, ele pinta suas penas e muda de nome, entrando em um esquema de proteção de testemunhas. O novo rebatizado Leonard the Duck entra para a Image Comics e se o dedo do meio de Steve Gerver não estivesse claro o suficiente, eis a primeira capa do personagem:

howard-leonard

Pelo menos, segundo o criador, o que a Marvel tinha usado em seus quadrinhos, era meramente um clone sem alma. Eventualmente, o pobre clone também viria a sofrer, quando Gerber tentou lançar um título novo de seu pato no selo adulto Marvel Max, a Disney ameaçou de processar a Marvel por semelhanças ao Pato Donald. Sendo assim, a nova série tomou esta pequena liberdade:

howard-mouseInfelizmente Steve Gerber faleceu em 2008 e não teve a oportunidade de ver a Disney comprar a Marvel e a Lucas Film. O que é uma pena, pois temos certeza que ele teria morrido rindo dessa zona toda.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
FilmesOpinião

Ver também