‘HQ – Edição Especial’ – Série da HBO reúne os principais cartunistas brasileiros

HQ – Edição Especial é uma nostálgica experiência sobre as vidas dos cartunistas brasileiros A HBO lança em sua grade mais uma série original. Desta vez, de forma documental,...

HQ – Edição Especial é uma nostálgica experiência
sobre as vidas dos cartunistas brasileiros

A HBO lança em sua grade mais uma série original. Desta vez, de forma documental, viajamos pelas histórias, experiências, vidas e mentes criativas dos principais cartunistas do Brasil. Com uma hora de duração e dez episódios, nomes como Maurício de Sousa, Ziraldo, Laerte, Angeli e os gêmeos Bá e Moon, a série imersa no universo das histórias em quadrinhos e proporciona ao expectador a oportunidade de conhecer o lado mais pessoal das criações que marcam e marcaram gerações.

A produção também comenta os movimentos coletivos e a história da nona arte no Brasil. Desde Angelo Agostini, um dos primeiros artistas de quadrinhos do mundo, aos quadrinhos de gênero, passando pela invasão brasileira na indústria de super-heróis americanos até a nova geração de quadrinistas independentes.

O primeiro episódio, chamado “Primeira Era”, que foi ao ar às 23h no dia 14 de julho, viaja para o século XX e traz a disputa pelo mercado entre os empresários Adilfi Aizen e Roberto Marinho, a principal responsável pela difusão das histórias em quadrinhos no país e que conquistou diversas gerações.

No segundo episódio, “O Império”, Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica são o destaque e o quadrinista conta sobre os outros segmentos que esses jovens amigos já conquistaram, como TV, cinema, teatro, parques temáticos, brinquedos, produtos diversos e até restaurante!

No terceiro episódio, “Ziramundo”, Ziraldo, o criador do Menino Maluquinho, comenta sobre como utilizou o desenho para se posicionar contra a ditadura militar sem que a censura o vetasse.

O quarto episódio, com Angeli, conhecemos o chargista mais famoso do Brasil. Entre suas obras destaques estão “Chiclete com Banana” e “Los 3 Amigos”. Angeli também é o criador de personagens como Rê Bordosa, Woodstoock e Os Skrotinhos e marcou a história dos quadrinhos e charges no país com suas opiniões curtas e grossas sobre o governo, imprensa, drogas e arte.

Em o “O Velho Cartunista”, episódio assistido pela Freakpop, Angeli comenta sua influência suburbana da Casa Verde, tradicional bairro da capital paulista, local onde viveu sua fase hippie no anos 70. O artista relembra as referências mais inspiradoras ao criar Bob Cuspe, Walter Ego e as tiras “Angeli em Crise”.

Sobre o mercado, ele cita muito a trajetória do Laerte e  crítica o posicionamento comercial de Maurício de Sousa. Já nos momentos mais leves, declama sua paixão por sua esposa, Carol, juntos há mais de 20 anos. Bem humorado e envolvido com a proposta da série, cita seus vícios do passado e o cigarro, que ainda consome falando que “tudo o que faz fumaça, é comigo mesmo!”. E quanto a política entra em campo, a esquerda não fica de fora! Angeli levanta pontos importantes sobre a política no país na década de 80 e revemos, na tela, charges bem recentes do cenário atual, segundo ele, esses desenhos têm um único objetivo: “Ajudar o esclarecimento!”.

Sobre a aclamada revista “Chiclete com Banana”, Angeli é sincero: “A ideia era que o mundo ficasse de pau duro!”. E sobre o seu traço, ele o define como “nervoso!”.

O quinto episódio, “Laertevisão”, registra a trajetória do quadrinista Laerte desde a época em que editava a revista do grêmio na USP, o sucesso dos “Los 3 Amigos” até sua fase atual, que oscila entre o nonsense e a crítica social. Já o sexto episódio, “Mutante”, aborda o estilo underground de Lourenço Mutarelli e sua temática bizarra que fizeram dele um exemplar na sétima arte nacional.

O sétimo episódio, “Made in Brazil”, apresenta histórias de quadrinistas brasileiros, como Renato Guedes e Mike Deodato, que estão à frente de alguns dos principais personagens de grandes franquias de super-heróis. Já o oitavo episódio, “Maus e Humorados”, apresenta a visão pessimista e o humor satírico e politicamente incorreto dos quadrinhos de André Dahmer, Arnaldo Branco e Allan Sieber.

O penúltimo episódio, “Dois irmãos”, aborda a paixão e a dedicação dos irmãos, Fábio Moon e Gabriel Bá, pelos quadrinhos. Eles, inclusive, já possuem três Eisner Awards, prêmio que homenageia os melhores quadrinistas do mundo. Já o último episódio, “Os Anos 10”, apresenta o cenário atual a partir dos episódios anteriores e com isso, tenta entender o que há de novo no universo das histórias em quadrinhos e o que está por vir. Confira o trailer:

A série ainda conta com as participações especiais de Gonçalo Junior, Franco de Rosa, Álvaro De Moya, Mauricio de Sousa, Mônica Sousa, Sidney Gusman, Ziraldo, Angeli, Carolina Guaycuru, Laerte Coutinho, Luiz Gê, Lourenço Mutarelli, Fábio Zimbres, Renato Guedes, Mike Deodato, Rafael Albuquerque, Rod Reis, André Dahmer, Arnaldo Branco, Allan Sieber, Jaguar, Fábio Moon, Gabriel Bá, Duda Carvalho, André Diniz, Gustavo Duarte, Pedro Cobiaco e Vitor Cafaggi.

HQ – Ediçao Especial é produzida por Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior e Patricia Carvalho da HBO Latin America Originals; Rodrigo Teixeira e Raphael Mesquita, da RT Features, com recursos da Condecine – Artigo 39.

Simplesmente imperdível! HQ – Edição Especial estreia dia 14 de julho na HB e toda semana será exibido um episódio inédito.

Küsses,

Comente via Facebook!
Tatá Snow

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Categorias
Games & HQ'sNotíciasQuadrinhos

Ver também