HR Giger: Artista de Alien e Prometheus falece

Conhecido por suas obras surrealistas, HR Giger falece aos 74 anos. O artista surrealista sueco HR Giger, conhecido pelo seu trabalho revolucionário no longa ‘Alien – O Oitavo Passageiro‘,...

Conhecido por suas obras surrealistas, HR Giger falece aos 74 anos.

O artista surrealista sueco HR Giger, conhecido pelo seu trabalho revolucionário no longa ‘Alien – O Oitavo Passageiro‘, suas continuações e Prometheus, além de inúmeros filmes, faleceu aos 74 anos. O museu do artista fez o anúncio oficial, confirmando que Giger sucumbiu a ferimentos após uma queda.

HR Giger, nascido Hans Rudolf, o filho de um químico, em 1940. Ele cresceu na cidade suíça de Chur, e estudou arquitetura e desenho industrial em Zurich. Ele começou a fazer experiências com desenhos de nanquim e poliéster antes de migrar para trabalhos maiores com aerógrafos de mão-livre. Foi neste momento que ele começou a criar suas obras aterradoras.

Vencedor do Oscar de Efeitos Visuais de 1980, HR Giger começou a ficar famoso com sua arte para a capa do álbum Brain Salada Surgery para a banda de rock progressivo inglesa Emerson, Lake & Palmer. Seu trabalho é conhecido por explorar a relação entre o corpo humano e máquinas, com ilustrações surreais de humanos fundidos com partes industriais. O estilo é conhecido como biomecânico.

HR Giger HR Giger HR Giger HR Giger HR GIger

O mundo ficou um pouco menos assustador e com certeza bem menos interessante com a perda deste grande artista. HR Giger tem seu próprio museu na Suíça, localizado em um castelo medieval em Gruyeres. O museu é gerenciado pela sua segunda esposa, Carmen Maria Scheifele Giger. O trabalho do artista será utilizado para influenciar o direcionamento visual de Prometheus 2. Dono de um estilo único, influenciou algumas das criaturas mais assustadoras da história do cinema, seu trabalho foi utilizado em capa icônicas de CDs de rock e metal, e ainda por cima, seu legado e obra é exposto em um castelo medieval? Pois é leitores e leitoras, HR Giger era uma lenda e com certeza se legado inspirou e irá inspirar inúmeros artistas.

 

Até a próxima.

 

 

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Notícias

Ver também