IMAX vai reduzir número de filmes 3D

IMAX acha que chegou a hora de largar os óculos 3D Convenhamos, filmes em 3D não são tudo isso. Dependendo da sala do cinema, você precisa ficar com o...
IMAX

IMAX acha que chegou a hora de largar os óculos 3D

Convenhamos, filmes em 3D não são tudo isso. Dependendo da sala do cinema, você precisa ficar com o pescoço duro para não distorcer a imagem. Os óculos sempre parecem que estão sujos. Quem usa óculos de grau passa o maior perrenhe para deixar tanta coisa na cara sem cair. E sem contar quando aquela pessoa maldita liga o celular na sala. Um hábito que já deveria causar uma ida imediata ao pelotão de tiro é ainda pior com os óculos 3D que ampliam a luz. Porém, há uma luz no fim no túnel. Seu nome é IMAX.

Fim do 3D?

Ainda é cedo dizer. O CEO da IMAX Entertainment, Greg Foster disse em uma conferência que a empresa iria começar a se afastar de filmes em 3D. A IMAX pretende rejuvenescer a sua proposta após resultados financeiros decepcionantes apresentados semana passada.

Foster citou o sucesso de Dunkirk de Christopher Nolan que foi filmado inteiramente em IMAX. O longa foi lançado apenas em 2D e 25% do seu faturamento na bilheteria de estreia veio de salas IMAX. Ano passado Hollywood quebrou o recorde lançando 68 filmes em 3D, porém mesmo com tantos lançamentos, houve uma queda de 8% no consumo do formato.

Não necessariamente quer dizer que chegou a hora de tirar o terno do armário para o velório do 3D. É apenas uma empresa que trouxe à tona sua situação. Tipicamente um filme em 3D rende 50% a mais de faturamento por ingresso vendido em relação ao formato convencional, mas são poucos os longas cuja transformação realmente faça diferença. Em muitos casos, existe um tratamento em pós-produção que deixa o visual em 3D, mas nada que faça valer o investimento no ingresso mais caro.

A próxima grande aposta da IMAX será Blade Runner 2049 que, assim como Dunkirk, será lançado somente em 2D.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Notícias

Ver também