Review – A Menina que Roubava Livros

Preparem os lenços de papel! Este livro estimula os canais lacrimais – e muito! Histórias sobre a Segunda Guerra Mundial lotam as prateleiras. A loucura de Hitler é um...

Preparem os lenços de papel! Este livro estimula os canais lacrimais – e muito!

Histórias sobre a Segunda Guerra Mundial lotam as prateleiras. A loucura de Hitler é um ótimo pano de fundo para livros que querem explorar as emoções humanas e emocionar os leitores. Markus Zusak faz isso muito bem, com um diferencial: é a Morte quem narra a vida da protagonista.

A Morte (sim, com M maiúsculo para não corrermos o risco de irritarmos a temida ceifadora), ao buscar a alma do irmão de Liesel Meminger acaba se afeiçoando à menina e passa a perseguir seus passos. E um fato que intriga a Morte: Liesel gosta de roubar livros. O nome do livro dá a impressão de que a pequena alemã rouba um livro a cada capítulo, mas isto não é verdade. Apenas alguns, rsrsrs. E um ela nem rouba, prefiro pensar que ela o salvou. Alguém mais se lembra da enorme pilha de livros que Hitler queimou? Pois é!

Liesel, em uma Alemanha estremecida pelo nazismo, encontra na literatura o refúgio ideal para sobreviver aos horrores da guerra. É com as palavras escritas nos livros que Liesel encontra amigos, primeiro Max, um judeu escondido em seu porão, depois a esposa do prefeito, que terá uma participação importantíssima no desenvolvimento da personagem.

A Menina que Roubava Livros é um livro com vários personagens profundos, terrivelmente humanos, reais. E vemos – ou melhor, lemos – a luta pela inocência e a perda da mesma. Não tem um final feliz, tem um final real. É possível imaginar que inúmeras pessoas passaram pelos mesmos eventos narrados tão primorosamente pela Morte. E lágrimas. Muitas lágrimas.

Ps. Apesar do clima tenso que nos acompanha ao longo das 480 páginas, apesar da seriedade e beleza do assunto, ainda assim, quando peguei o livro para ler, já nas primeiras páginas, imaginei a Morte como a retratada no gibi A Turma da Mônica. Podem me julgar, não me importo! hahaha

Até a próxima!

Comente via Facebook!
Categorias
Games & HQ'sLivros

Ver também