Marvel e Jack Kirby finalmente resolvem processo

Marvel e Jack Kirby finalmente resolvem sua longa disputa legal por direitos de criador. Como um dos ganhos da disputa, o nome de Jack Kirby começou a...

Marvel e Jack Kirby finalmente resolvem sua longa disputa legal por direitos de criador.

[Atualização 31/10/2014]

Como um dos ganhos da disputa, o nome de Jack Kirby começou a aparecer em diversos HQs da Marvel como X-Men, Quarteto Fantástico e Capitão América. Nos EUA, os quadrinhos X-Men #33, Fantastic Four #12, Inhumans #7 e Wolverine and the X-Men #11 incluem a frase “Criado por Stan Lee e Jack Kirby”, enquanto as edições Death of Wolverine: Deadpool & Captain America #1 tem a frase “Capitão América criado por Joe Simon e Jack Kirby,”

 

[Notícia original]

Uma das disputas judiciais mais conhecidas do universo do quadrinho, a batalha legal entre a Marvel e Jack Kirby. Uma verdadeira lenda dos quadrinhos, Kirby foi responsável pela criação de inúmeros personagens da Casa das Ideias, como Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Vingadores além de inúmeros outros personagens.  Como muitos criadores de quadrinhos da década de 50 e 60, Kirby trabalhou para a Marvel sob um contrato de trabalho feito por encomenda, este configuração, não oferece aos criadores direitos sobre qualquer personagem criado. A luta na justiça entre Jack Kirby e Marvel durou décadas.

Agora, segundo uma declaração conjunta da Marvel e da família de Kirby:

“A Marvel e a família de Jack Kirby amigavelmente resolveram suas disputas e estão ansiosos para avançar sua missão conjunta de honrar o legado do Sr. Kirby e seu papel significativo na história da Marvel.”

A disputa não chegou a ir para o tribunal em virtude das leis de direitos autorais de 1909 que só foram reformadas na década de 70. Até o momento, os termos da concordata não foram divulgados e espera-se que em breve, será revelado o que a família de Jack Kirby vai receber (dinheiro, participação em créditos de filmes, cargos de produtos, retorno de artes originais valiosas etc). Agora basta esperar se este tipo de resolução vai criar precedência para outros criadores que sofreram perdas nas mãos das grandes editoras devido a contratos pouco favoráveis.

A resolução da disputa entre a Marvel e Jack Kirby mostra uma movimentação positiva e talvez um novo patamar de relacionamento entre editoras e criadores. Acionistas de inúmeros estúdios de cinema podem respirar aliviados, pois cada vez que uma produção da Marvel entrava em produção, recebia ordens de suspensão da família de Kirby,

Pelo menos isso possa ajudar o Alan Moore a reclamar menos né?

Fonte: THR

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Games & HQ'sQuadrinhos

Ver também