O Brasil em um vestido vermelho…..

Olá pessoas queridas…………agora que finalizei a parte histórica das HQ’s, abordarei a cada post novo um tema, um assunto, uma tendência, um personagem específico….enfim….não teremos mais uma cronologia..mas garanto...

Olá pessoas queridas…………agora que finalizei a parte histórica das HQ’s, abordarei a cada post novo um tema, um assunto, uma tendência, um personagem específico….enfim….não teremos mais uma cronologia..mas garanto que os assuntos serão nota 10000!!!

Vou deixar um pouco de lado o mundo Marvel e DC, para refletir com vocês a seguinte perguntinha:


-Quem nunca sonhou em ser baixinha, gorducha e dentuça?????? 


Pois é……o assunto hoje é: TURMA DA MÔNICA!

(…)

Em 1959 Mauricío de Souza cria a Turma da Mônica composta por personagens crianças que vivem em um bairro chamado Limoeiro de uma cidade desconhecida. Mônica, nome de uma de suas filhas na vida real, é a protagonista da turminha de 7 anos que não cresce, não frequenta a escola, porém, são um tanto quanto divertidos! Mauricio criou várias “turmas” para completar sua gama de títulos….Entre elas temos as turmas: Chico Bento, Tina, Penadinho, Horácio, Bidu, Piteco, Papa-Campim, Astronauta, Mata e Ronaldinho Gaúcho. Entre os personagens principais estão: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu.
Os primeiros personagens publicados da Turma da Mônica foram o Bidu e o Franjinha em 1960. 

Turma da Mônica – personagens principais
Capa da Primeira Edição da Mônica
Capa da Primeira Edição do Bidu
Mônica de Souza – a grande inspiração

Mauricio de Souza – desenhando o Horácio, personagem que até hoje ele ainda desenha em algumas edições…


Bem, vamos lá….a turma é grande, são vários personagens com personalidades distintas: o Cebolinha não fala a letra “r”, o Cascão não toma banho, a Magali come horrores, a Mônica é ranzinza….enfim….ainda temos o Louco (vinculado aos quadrinhos do Cebolinha), a Marina (jovem artista) e o Franjinha (menino cietista…que aliás, vive errando nas invenções – Turma da Mônica), os irmãos Nimbus e Do-Contra (também inspirados em filhos reais do Mauricio, e vinculados ao HQ da Turma da Mônica), a meiga Rosinha namorada do Chico Bento, o Nhô Lau e o seu melhor amigo Zé-Lelé também são inesquecíveis; …enfim…uma família grande e poderosa com um sobrenome simples: SOUZA……

Magali, Cascão, Cebolinha e Mônica
Marina
Franjinha
Nimbus e Do Contra

Chico Bento, Zé Lelé e Nhô Lau



Compartilho com vocês a alegria que eu tinha de ganhar uma HQ da Mônica, aquela menina peculiar, nervosinha quando provocada, sentimental quando magoada e amiga de todos….mesmo sendo alvo dos “planos infalíveis” e xingamentos ela nunca deixa de lado o seu lado humano e menina…..mesmo quando brava ao bater no Cebolinha e no Cascão, com seu coelhinho azul Sansão, sua tristeza por mais um episódio de brigas sempre é explorado, seja reclamando sozinha ou até mesmo com sua fiel escudeira: a Magali…..


Ao observar essas características a Mônica é uma Super-Heroína aclamada à gerações e super viva no consciente coletivo como a maior personagem dos quadrinhos Brasileiros! Ninguém bate essa baixinha. Ela é gorducha, desengonçada, amiga, chorona, briguenta, amável, sonhadora e fiel…….a fidelidade entre os 4 protagonistas é digno de inveja (branca) e louvor. 



Mauríco de Souza expandiu seu cofrinho de ouro além dos quadrinhos, a turma possui uma linha de produtos de higiene, um parque de diversões, brinquedos, roupas, versões publicadas em Mangá e a Turma Jovem. Além disso, encontramos as HQ`s em 40 países em 14 idiomas diferentes. 
É a literatura brasileira muito bem representada no exterior!!

Publicação Japonesa



Voltando à Mônica, que é o meu foco neste post: Podemos afirmar que a nossa heroína tem um trage um tanto quanto simples, porém o seu acessório é a chave do seu poder! A todo instante nos deparamos com “duas Mônicas”: a brava e poderosa e pronta para uma briga quando está com o Sansão em mãos, e a levemente frágil quando não está com ele, não que ela perca uma briga por falta do coelho, mas sabemos que ela fica incomodada…rsrsrsrs. Cebolinha e Cascão bolam planos, teoricamente infalíveis, para roubar o coelhinho da baixinha……e nunca dá certo……entre iniciativas em dupla ou em conjunto com o restante da turminha masculina, todos acabam por apanhar da fortona no final….rs…..


Um vestido simples que vira uma fantasia fácilmente….um recorte reto que sempre será remetido à ela…somente ela….um caimento que não tem idade, altura ou peso…é Universal, afinal sua adapatação em termos de tamanho e comprimento (mantendo acima dos joelhos) não altera sua origem e inspiração….


Veja abaixo a evolução da arte da personagem Mônica….e uma curiosidade: Por que a Mônica, assim com outros da turma, não usam calçados?????

 A resposta dada por Mauricio de Souza é simples e direta: “Porque eu não tinha tempo para desenha-los!”. Segue abaixo uma breve explicação dada por ele:

O Bidu, nascido na mesma época, também tinha seus detalhezinhos acurados, do mesmo modo que o Cebolinha, personagem secundário na série “Bidu e Franjinha”. O Cebolinha até que tinha mais cabelos no começo. Mas daí o tempo começou a correr muito rápido, “comendo” cada vez mais histórias. Enquanto que os roteiros pediam novos personagens. Então separei o Cebolinha numa série independente, cortei muitos dos seus cabelos e fui buscar o Cascão para lhe fazer companhia. E o pobre do Cascão, prejudicado pela minha falta de tempo, “nasceu” sem sapatos. Não dava tempo de ficar desenhando sapatinho, meias, nada, na minha produção angustiante. Não dava tempo de desenhar nem os dedinhos dos pés. E os personagens secundários que iam chegando, “sofriam” do mesmo tratamento. Foi assim com a Mônica e depois com a Magali. 
E não dava para tirar os sapatos dos que já tinham.
O público já se acostumara com eles daquele jeito.”

Na moda encontramos diversas roupas com os desenhos das turminhas estampadas, esmaltes de cores fortes vinculados à Turma Jovem, mochilas, sapatos, enfim……a todo momento encontramos esses simpáticos desenhos estampados em algo para a criançada!
Aproveito para registrar meu desejo por uma Havaianas para adultos da Magali (com melancias desenhadas) ou ainda uma Melissa Vermelha inspirada no formato do pé da Mônica rsrsrs Quem sabe um dia né? 


Küsses
Lady Freak

Comente via Facebook!
Tatá Snow

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Categorias
Games & HQ'sQuadrinhos

Ver também