O Estranho Mundo de Jack

Quando o pesadelo e o Halloween tornam-se divertidos e abocanham o Papai Noel… A Disney tem vários desenhos bonitinhos, fofinhos, canções com estrelinhas etc. Dedo na garganta – eca!...

Quando o pesadelo e o Halloween tornam-se divertidos e abocanham o Papai Noel…

o-estranho-mundo-de-jack-freakpop_studios_02

A Disney tem vários desenhos bonitinhos, fofinhos, canções com estrelinhas etc. Dedo na garganta – eca! Graças aos deuses da diversidade pela animação, O Estranho Mundo de Jack, a animação de Tim Burton (1993), tem todos os aspectos de seus filmes: sombrio, com um toque de macabro, mas The Nightmare Before Christmas traz ainda uma profundidade humana que me encanta desde a infância.

o-estranho-mundo-de-jack-freakpop_studios_05

A cidade do Halloween se prepara exaustivamente todo ano para o Dia das Bruxas, com direito a cronômetro e tudo. Os habitantes são seres horripilantes, como monstros deformados, vampiros, bruxas etc., mas o senhor absoluto do lugar, o Rei das Abóboras, Jack Skellington está cansado das mesmas coisas. Quem nunca sentiu tédio que atire a primeira pedra! E decide mudar de ares um pouquinho e vai passear na floresta. É quando se depara com diversas árvores com emblemas no tronco, como portas. Cada árvore-portal leva para um mundo diferente das comemorações. E qual portal Jack escolhe sem querer? A do Natal. Em meio a cores, músicas alegres, luzes de Natal, duendes e todo o aparato natalino, Jack decide mudar um pouco as coisas na Cidade do Halloween e roubar o Natal!

o-estranho-mundo-de-jack-freakpop_studios_08

Cada habitante esquisito da cidade deve preparar algo, com um cronograma bem apertado. Já deu para ter uma ideia de como são os presentes, não?  A única que teme que o plano saia pela culatra é a boneca de pano Sally, que secretamente ama Jack e fica com medo das consequências, já que Jack até mandou sequestrarem o Papai Noel para assumir seu lugar.

A moral da história? Seja você mesmo. Tentar ser algo que você não é pode dar muito errado, seu trenó pode pegar fogo, o Bicho Papão pode não querer devolver o Papai Noel e sua namorada de pano pode ser sequestrada. E mais: sempre escute sua mulher. A única pessoa que foi realmente sensata aqui foi Sally, que tenta sutilmente alertar Jack da besteira que ele está fazendo. Foi ouvida? Nãooo, claro que não. E aí o trenó pegou fogo. Simples assim.

o-estranho-mundo-de-jack-freakpop_studios_07

Para esta animação foram providenciados 227 bonecos dos personagens. Somente Jack tinha cerca de quatro centenas de cabeças, com as mais variadas expressões emocionais possíveis. Aqui o que preza não é dar medo, não é um filme de terror e nem um conto de fábulas com morais bonitinhas. Nem sempre o belo é o ideal. Cenários sombrios, canções mais sérias (sem animais ou coisas parecidas construindo vestidos), um dilema existencial, enfim, crianças podem sim ter gostos diferentes e aprender com coisas diferentes. O Estranho Mundo de Jack é uma animação atemporal. Fale muito a pena assistir!

o-estranho-mundo-de-jack-freakpop_studios_06

E aqui vai uma das músicas para vocês terem uma ideia da pegada da animação! Está mais modernizada, mas é isso aê!

Até a próxima!

Comente via Facebook!
Categorias
Criticas

Ver também