Jaspion volta na plataforma PlayPlus

Jaspion volta na plataforma PlayPlus

Que maravilhoso, hein?

O Fantástico Jaspion, a série que inaugurou a Segunda Invasão Japonesa no Brasil, está de volta no canal streaming da Rede Record

Fazia anos desde que Nacional Kid e Ultraman chegaram em terras brasileiras para mostrar como os japoneses curtiam super-heróis de uma maneira diferente. O sucesso desses personagens foi fundamental para a chegada de outros entre os anos 60 e 70, incluindo vários desenhos animados como Speed Racer e A Princesa e o Cavaleiro. Sim, a Record colocou no ar no tosco Spectraman (opinião do redator), no começo dos anos 80, mas foi a chegada de Jaspion, Changeman e Flashman na Rede Manchete que consagrou a Segunda Invasão Japonesa na Telinha brasileira.

Jaspion foi o primeiro. Em 1988, dois anos de ser lançado com sucesso na televisão japonesa pela Toei, o Clube da Criança recebe de braços abertos o Fantástico Jaspion, um guerreiro que veio à nossa galáxia para enfrentar e derrotar as forças de Satan Goss, uma diabólica criatura disposta a tudo para reinar no Universo. Junto com Jaspion, estão sua companheira androide Anri, e o cientista e último guardião da Bíblica Galáctica, Edin.

Juntos, eles enfrentarão as forças de Santa Goss liderada por MacGaren e seus aceclas, com histórias que se resolvem no próprio episódio, enquanto o arco principal se desenrola. Além de usar uma armadura metálica e uma espada laser, Jaspion tem ainda um o super robô Daileon, que é a união de seu carro e naves espaciais que usa durante a ação.

Aliás, o motivo de usar um robô gigante para lutar é que em determinados momentos dos combates contra a turma de MacGaren, é que quando estão quase perdendo, eles transformam qualquer criatura próxima num monstro gigante. Com isso, Jaspion aciona Daileon e começam as lutas bem ao estilo Ultraman, mas com “efeitos“ visuais um pouco melhores do que os usados nos anos 60 pela Tsuburaia para fazer o gigante da Galáxia M-78.

A grande pergunta é por que Jaspion é considerado um dos grandes seriados japoneses já exibidos? Sucesso em vários países, a explicação é a evolução natural do personagem durante os 46 episódios que compõe a temporada única da série, um procedimento comum em séries japonesas. A evolução se dá no comportamento do personagem, que começa como um adolescente e evolui para um adulto na medida em que as dificuldades aumentam para conseguir uma solução contra Satan Goss.

Um dos momentos mais críticos desse crescimento pessoal foi a última batalha contra MacGaren, no penúltimo episódio da série. A luta é colossal, tensa e acontece próximo do final do capítulo Sou Filho de Satan Goss, onde os dois guerreiros são de tudo para derrotar o adversário. Curiosamente, McGaren já havia sido morto no episódio A Morte de MacGaren, mas é ressuscitado pela bruxa Kilza.

O seriado fez sucesso em praticamente todos os países onde foi exibido. Deu uma das maiores audiências para a Rede Manchete e rendeu à Everest Video, que lançou a série em VHS, a comercialização dos personagens em brinquedos, discos e outros tipos de merchandising. Existem vários sites no Brasil que prestam continuamente homenagem a esse guerreiro das estrelas.

Agora, vai ficar mais fácil conhecer O Fantástico Jaspion. O PlayPlus, plataforma de streaming e VOD do Grupo Record, disponibiliza a partir de 21 de janeiro todos os 46 episódios em seu pacote de R$ 12,90 mensal.  A série, mesmo após mais de 30 anos de seu lançamento, é considerada uma das produções do gênero com o maior número de fãs no mundo.

Comente via Facebook!
Categorias
NotíciasSéries

Ver também