O Hobbit (Livro)

Esqueça Peter Jackson, esqueça o que viu no cinema. O livro é muito, muito diferente do que vimos nas telonas Em 21 de setembro de 1937, foi apresentado ao...

Esqueça Peter Jackson, esqueça o que viu no cinema. O livro é muito, muito diferente do que vimos nas telonas

ohobbit

Em 21 de setembro de 1937, foi apresentado ao mundo a Terra Média. Bilbo Bolseiro, em sua primeira aventura, Gandalf, já velho e sábio, a companhia dos anões, lutando pela sua casa e o dragão malvado prestes a ser derrotado.

Entendam, isso aconteceu antes de O Senhor dos Anéis. E antes que J. R. R. Tolkien escrevesse uma verdadeira saga épica: O Hobbit era, inicialmente, uma espécie de contos de fadas. Um conto de ninar para o seu filho. Mas isso não impediu Tolkien de matar alguns personagens… Mas tudo bem, amamos Tolkien do mesmo jeito!

Os princípios básicos do filme estão no livro: a surpresa de Bilbo ao ser cotado como ladrão, a tomada de Erebor pelo dragão Smaug, a Cidade do Lago etc. Mas tudo foi bem mais simples do que Peter Jackson coloca. Uma mini saga, com muitas aventuras e nenhuma mulher. Legolas não aparece no livro, apenas seu pai. Em cerca de 300 páginas tudo acontece. A ida, a batalha contra o dragão, a batalha dos cinco exércitos, a volta do hobbit rico.

Escrito com uma leveza ímpar, O Hobbit é um livro maravilhoso. Não tenha medo de ser chamado de geek por gostar das peripécias de Bilbo Bolseiro, este é um livro que qualquer um pode gostar, desde adultos até as crianças. De uma época em que os livros não eram repletos de brochuras, as histórias eram bem melhores do que muitos livros infantis de hoje, O Hobbit só foi publicado depois de passar pelo crivo de um garoto de 10 anos. Ou seja, mostre este livro para seus filhos, sobrinhos, afilhados, irmãos… É bom para a imaginação, uma imersão em muitas aventuras.

E o mais importante: pegue para ler sem preconceitos. Tire sua mente dos filmes (podem ser bons, não é uma crítica, mas Jackson sapateou no túmulo de Tolkien), sente com uma caneca de café ou chocolate quente e embarque para a Terra Média. Os anões precisam da sua ajuda para vencer Smaug!

Até a próxima,

Comente via Facebook!
Categorias
Games & HQ'sLivros

Ver também