O Iluminado (Livro)

Falar de terror sem citar esta obra-prima de Stephen King não vale! Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel Overlook, todos os problemas...

Falar de terror sem citar esta obra-prima de Stephen King não vale!

Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel Overlook, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal. 

Hotel Overlook

Com duas versões cinematográficas, O Iluminado consegue assustar e enredar o leitor sem clichês. Uma verdadeira obra-prima do medo, o Hotel Overlook mexe com o inconsciente, com os medos típicos de criança elevando o corriqueiro ao limite. Danny é uma criança especial. Tem visões estranhas e sabe onde estão algumas coisas. Com a imaginação normal de uma criança sozinha, Danny precisa lidar com seu pai alcoólatra, que acaba judiando do pobre menino.

Família em crise. Wendy, Jack e Danny vão para o Hotel Overlook no inverno, período que isola o local. Cercado de neve e vegetação congelada, a família Torrance precisa manter a sanidade enquanto eventos sombrios aterrorizam os corredores e quartos do hotel.

Stephen King se inspirou em um caso “real” de hotel assombrado para escrever O Iluminado. No livro, funcionários e hóspedes mortos durante sua estadia permanecem no local assombrando os inquilinos vivos. Dentre os mortos estão um garotinho, cujo espírito fica preso em um brinquedo no playground e assusta Danny.

O Hotel Stanley, o verdadeiro Overlook, abriga o fantasma de uma criança que se perdeu no jardim e morreu. Fora outras aparições infantis de identidades desconhecidas, uma camareira ainda perambula pelo Stanley, arrumando os quartos e as camas. O barman do Overlook seria uma alusão a este fantasma?

Outra similaridade: no Stanley os funcionários costumam ouvir sinais de festa no salão, mas, ao entrarem no recinto, ele está vazio! Um caso parecido (entenda-se idêntico) acontece no livro.

Danny é iluminado, um outro nome para a palavra médium, e o hotel o quer. Com sua luz as trevas ficariam mais fortes, então fazem de tudo para se apossar do garoto. Com visões assustadoras tentam enlouquecer a família e matá-los.

Não me venham reclamar de spoiler! Este livro foi lançado em 1977!

Se estiver procurando uma leitura descontraída e de qualidade aposte em Stephen King: O Iluminado.

Não vai se arrepender. Bons sonhos!

Comente via Facebook!
Categorias
Games & HQ'sLivros

Ver também