Noite de Trevas: Metal - Batman - DC Comics - Panini

Noite de Trevas: Metal - Batman enfrenta o multiverso sombrio

A única coisa mais pesada que Noite de Trevas: Metal, é a ambição de Scott Snyder

Noite de Trevas: Metal é uma viagem épica pelo universo DC

O METAL em Noite de Trevas: Metal não faz só referência às imagens fantasiosas inspiradas naquelas capas meio Frank Frazetta dos discos do Manowar ou aquela mistura confusa de ciborgues, dragões e um pouco de tudo meio épico que consagram capas que vão de rock progressivo a black metal. Mas sim de elementos que permeiam toda a mitologia da DC Comics. O metal enésimo, o metal sagrado dos deuses gregos, o metal que causa mutações e traz os meta-humanos para o mundo de heróis e vilões. E nesta mistureba toda, Scott Snyder e Greg Capullo contam a nova saga do Batman.

Noite de Trevas

Usando elementos que foram introduzidos na sua saga do Batman no Novos 52, alguns elementos da época do Grant Morrison e até mesmo alguns resquícios das Crises, Noite de Trevas: Metal conta a história de Barbatos, o Deus Morcego. Uma divindade tirânica que habita o, até então desconhecido, multiverso sombrio. Seu objetivo é subjugar toda a realidade e assim, molder a realidade à sua imagem. Não é a toa que o malvadão é um Deus que usa a iconografia do Morcego. Sua existência é totalmente relacionada ao Batman e o herói é peça central da trama.

Para dominar o multiverso, Barbatos extrai de sete universos seus Cavaleiros das Trevas. Versões de Bruce Wayne que passaram por origens trágicas e se tornaram versões morcego de vilões da Liga da Justiça. Liderados pelo aterrador Batman que Ri, eles vão destruir todos os heróis antes que estes desvendem o mistério por trás do Deus e encontrem uma forma de detê-lo.

Cavaleiros das Trevas. Batman. Noite de Trevas: Metal. Panini. DC Comics. Barbatos. Batman que Ri.

Cavaleiros das Trevas

Além da saga principal, cada Batman maligno ganha uma edição explicando sua origem e como, em seu universo, acabou abandonando sua missão original para se tornar um vilão. Nestas edições, as que se destacam são a história do Máquina de Morte, do Batman que Ri e do Dawnbreaker.

O Metal é pesado

Sim, Noite de Trevas: Metal é divertidíssimo. Nota-se que a prioridade de Snyder e Capullo é inventar o máximo de situações novas para os heróis enfrentarem e visualmente, vale muito a pena. Não é todo dia que você vê o Cavaleiro das Trevas cavalgando um Dragão Coringa em uma batalha apocalíptica.

Noite de Trevas: Metal, Batman, Cavaleiros das Trevas, Dragão Coringa, Panini, DC Comics

Mas além das cenas épicas, tem muitos jogadores no tabuleiro que precisam ser colocados no lugar certo para contar a história, e aí é onde surgem alguns problemas de ritmo. Snyder claramente adora e entende em profundidade a complexa mitologia por trás do Universo DC, e para fazer a história funcionar, ele precisa explicar muita coisa.

E Noite de Trevas: Metal não é uma saga do tamanho de Crise nas Infinitas Terras, onde existe tempo para calmamente expor tudo isso. A trama aqui afunda sob o peso da própria ambição, que tenta fazer muito com pouco espaço.

Mas vale a pena?

É uma série um pouco difícil de acompanhar se você for um leitor casual de quadrinhos. Noite de Trevas: Metal é uma série para leitores com um pouco de bagagem. Apesar que, se você for um leitor que busca apenas ver Bruce Wayne tentando se safar de situações cada vez mais impossíveis e com resultados cada vez mais “isto deveria ser uma capa do Bolt Thrower”, então com certeza você vai se divertir.

Aproveite que a Warner Music até lançou singles inspirados na série:

#duelometal

Aproveitando a temática rock n’ roll, a Panini também lançou uma ação em parceria com o Detonator. Até o dia 29 de Junho, você pode subir um solo de guitarra no Instagram usando a hashtag #duelometal. Os melhores solos serão divulgados no dia 3 de julho e serão convidados para um duelo de guitarras no Manifesto Bar no dia 12 de julho.

#duelometal

Data para postar vídeo no Instagram: de 15 a 29 de junho

Apresentação no Manifesto Bar: 12 de julho

Mais informações em: www.panini.com.br

Noite de Trevas: Metal sai encadernado no dia 25/06.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Games & HQ'sQuadrinhos

Ver também