O Sarcasmo Veste Roxo……

Desde criança eu tenho como referência de Super-Herói o Super-Homem e o Batman…..tenho a impressão de que se você pedir para uma pessoa leiga em quadrinho citar um super-herói,...

Desde criança eu tenho como referência de Super-Herói o Super-Homem e o Batman…..tenho a impressão de que se você pedir para uma pessoa leiga em quadrinho citar um super-herói, a mesma dirá uma das duas opções acima.

Batman e Super-Homem estão estampados além das páginas, filmes e vestuário….ambos carimbam o inconsciente coletivo vinculado aos anseios infantis de ter super-poderes.

Concordo…..é o que acontece…..mas se pensarmos em um Super-Vilão….afirmo que o mesmo veste roxo…..

O personagem foi criado em 1928 a partir de uma foto de Conraid Veidt e de uma carta de baralho. Sua primeira aparição foi em 1940 como um ladrão de jóias que matava as pessoas no local do roubo. Em 1960 o vilão passou por uma fase mais amena em função do controle de conteúdo de quadrinhos feito pela Comics Code Authority. Em 1973 a personalidade psicótica, homicida e obcecada pelo Batman surge para ficar.

Mas afinal, o que é o Coringa?
Ele é um cara com grandes problemas mentais, inteligentissímo, capaz de armar qualquer golpe, manipulador de mentes e pessoas que se caracteriza como um personagem comediante. Utiliza armas letais baseadas em ” brincadeiras inocentes”, como por exemplo, suas luvas dão choques mortais, uma flor que espirra ácido e um gás do riso, mais conhecido como ” Veneno do Coringa” que leva as pessoas a rirem muito e até a morte, resultando no enrijecimento facial que expressa um sorriso semelhante ao do Coringa.

Matar com uma luva? Morrer com um sorriso no rosto? Uma flor de lapela que jorra ácido? Manipulador de mentes? Sim….e por isso, entre outros motivos, que ele é o super vilão mais bem criado e invejável (na minha opinião).

Um tremendo fanfarrão, com uma roupa engraçada, trejeitos duvidosos e uma audácia unica quando o assunto é matar.

Em suas adaptações no cinema, em 1989 Coringa foi vivido por Jack Nicholson e em 2008 interpretado pelo falecido Heath Ledger.

Conraid Veidt

Heath Ledger e Jack Nicholson

Coringa – 1950

Dono de uma personalidade ímpar, sua caracterização é digna de respeito. Minha grande inspiração para este post surgiu após me deparar com esta imagem:



Quatro looks distintos, porém posso afirmar que todos eles podem ser resultado de uma inspiração baseada no Coringa.
Nos quadrinhos o Coringa é um super vilão, o responsável por bagunçar a vida do BATMAN, o “cara” alucinado por matar o morcegão. É um duelo entre uma mente assassina com uma mente de dupla personalidade (Batman X Bruce Wayne).
Quando levaram o Coringa para o cinema, obviamente que sua roupa complementou a atuação, Jack Nicholson foi mais fiel à figura dos quadrinhos, enquanto Heath Ledger trouxe a tona a mentalidade, o ego, as atitudes, a maldade e o sarcasmo, a ganânica, enfim……em muitos artigos, repórteres afirmam que Heath incorporou a índole do personagem, e que isso o levou à morte, o ator já não dormia mais, tinha dificuldade de desligar e, em outras fontes afirmam que quando ele estava pronto para gravar, as pessoas não podiam o chamar pelo nome….neste momento, ele era chamado por ” Joker” (Coringa em inglês).
Deixando a tragédia de lado, temos mais um personagem super presente na vida dos amantes de quadrinhos que invadiu a Moda, mesmo que sem querer. Inicialmente seu visual era básico, um paletó, camisa, calça e sapato, super respeitando o que era usado na década de 50. Sobre a cor roxa, escolhida pelos seus criadores Bill Finger e Bob Kane, pode-se deduzir que em função da dificuldade de impressão em larga escala de cores, o púpura foi escolhido por ser mais fácil. Sem esquecer que ele é um personagem de comédia, com leves semelhanças a um palhaço.
Enfim, é o meu vilão favorito, idolatrado e não só nos quadrinhos, mas por tornar as histórias do Batman mais atraentes.
Beijos

L.F

Comente via Facebook!
Categorias
Games & HQ'sQuadrinhos

"Crítica" de cinema - prefiro 'analista de entretenimento', fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah...#TeamCap

Relacionados