Pantera Negra no Globo de Ouro 2019

O que a indicação de Pantera Negra ao Globo de Ouro representa?

Pantera Negra indicado ao Globo de Ouro 2019, o que isso representa para o futuro de filmes de super-herói? Paulo Gustavo comenta sobre a novidade!...

Pela Porta da Frente

Será que a indicação de Pantera Negra como Melhor Filme para o Globo de Ouro 2019 é um sinal de que finalmente, os super-heróis terão chance de estarem na linha de frente das premiações mundiais do Cinema?

Surpresa é a palavra certa para definir a lista dos filmes indicados do Globo de Ouro desse ano. Afinal de contas, pela primeira na história da premiação organizada pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, que um filme de super-herói entra na relação dos Indicados para Melhor Filme. No caso, Pantera Negra, personagem da Marvel que faturou mais de um bilhão de dólares em bilheteria nesta adaptação para o cinema.

Filmes de super-herói em premiações

Mas faturar tanto, ou seja, agradar tanto o público em geral é o suficiente para levar esse gênero para a lista dos Indicados, seja de qualquer prêmio? Claro que não, ou você viu o Globo de Ouro colocar Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) ou mesmo o primeiro grande filme do Super-Homem (1978) na relação de indicados das categorias consideradas nobres, como Filme, direção, elenco e roteiro?

Com o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas em efeitos visuais, os super-heróis começaram a ganhar seu espaço na linha de produção de Hollywood, já que financeiramente, tinham um grande potencial de bilheteria. Ao mesmo tempo, a crítica especializada torcia o nariz para produções baseadas em uma “subcultura” chamada quadrinhos, talvez por não entender da dimensão que essas pequenas obras tinham na formação do público jovem em geral. Mas o tempo cuidou disso…

Com os avanços da tecnologia visual, computação gráfica etc, os filmes de super-heróis ganharam mais espaço e começaram a atingir outros fãs além dos leitores de gibis. E, por tabela, mais bilheteria. Foi com o diretor Chris Nolan, contudo, que a adaptação de um gibi tinha que levar em conta não o lado do herói, mas a empatia que o personagem ou personagens deveriam ter com o público que foi ao cinema vem Batman – O Cavaleiro das Trevas.

Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger e seu insuperável Coringa, o filme quebrou a barreira do preconceito, forçando a própria Academia de Hollywood a mudar a premiação do Oscar. Como pegou muito mal dentro da indústria a não indicação da produção para Melhor Filme, no ano seguinte a Academia aumentou para nove o número de filmes indicados para o principal Oscar.

Só para lembrar, os indicados ao premio de Melhor Filme em 2010 foram Avatar, Distrito 9, Preciosa, Um Sonho Impossível, Educação, Um Homem Sério, Bastardos Inglórios, Up – Altas Aventuras e Guerra ao Terror, que ganhou o prêmio.

A indicação ao Globo de Ouro de Pantera Negra pode ser um indicio de que algo mudou? Sim, mesmo sabendo que nem sempre as escolhas dos correspondentes é uma linha direta para o Oscar. Ainda existe uma relutância geral por parte da Academia em premiar filmes que faturam bilhões da bilheteria, que consideram esses blockbusters escapistas e sem o brilho necessário de estar entre os melhores do ano. Mas esses sem brilho, são os que têm sustentado a indústria do entretenimento americano há décadas.

Vamos ver o que acontece com Os Vingadores: Guerra Infinita. Muitos acreditam que o filme tem muito mais potencial para figurar entre os indicados para o Oscar, tanto quanto Pantera Negra.

A entrega do Globo de Ouro acontece dia 5 de janeiro de 2019.

Wakanda forever!!!

Comente via Facebook!
Categorias
FilmesOpinião

Ver também