Novo livro do universo de Senhor dos Anéis é anunciado em 'A Queda de Gondolin'

A Queda de Gondolin é a primeira história escrita na Terra Média Enquanto JRR Tolkien se recuperava no hospital após a Batalha do Somme, ele escreveu sobre uma linda...

A Queda de Gondolin é a primeira história escrita na Terra Média

Enquanto JRR Tolkien se recuperava no hospital após a Batalha do Somme, ele escreveu sobre uma linda e misteriosa cidade chamada Gondolin e sua derradeira queda nas mãos de um implacável Senhor das Trevas. Segundo seu filho Christopher, o livro que agora sai com o nome A Queda de Gondolin (tradução livre do original The Fall of Gondolin), além de ser a primeira história real da Terra Média, oferece os elementos cruciais que ajudariam na criação de O Senhor dos Anéis.

A Queda de Gondolin

O livro conta a história de Tuor, um elfo Noldor que se torna um herói relutante. Ele é um elfo, que em sua jornada rumo à Gondolin, conhece Ulmo – O Deus dos Mares, que eventualmente se torna um aliado dos elfos. Ele se tornará uma figura crucial para defender Gondolin, que se torna alvo de Morgoth, o mestre de Sauron.

Em Gondolin, Tuor se torna pai de Eärendel, uma figura importante em O Silmarillion. Mas antes disso, esta família precisará sair viva de uma cidade prestes a ser atacada por Morgoth e seu exército de orcs, dragões e Balrogs.

A maior batalha desde O Senhor dos Anéis

Segundo John Garth, autor de Tolkien and the Great War, A Queda de Gondolin tem a maior narrativa de batalha que Tolkien já elaborou fora de O Senhor dos Anéis. “É uma história de aventura de um herói relutante que se torna um herói genuíno – é  o modelo para tudo que Tolkien escreveu depois.” – diz Garth sobre a obra. “Tem um Senhor das Trevas, nosso primeiro encontro com orcs e balrogs – é realmente o Tolkien fazendo o aquecimento para o que virá depois.”

Trilogia da Velha Terra Média

JRR Tolkien imaginou uma trilogia de contos dos dias antigos da Terra Média, junto com Os Filhos de Húrin; e Beren e Lúthien. O primeiro foi editado e publicado por Christopher Tolkien em 2007, o segundo em 2017.

A Queda de Gondolin ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas será lançado pela HarperCollins em 30 de Agosto de 2018.

 

Categorias
Games & HQ'sLivros

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Relacionados