Quem são os Novos Deuses do novo filme da DC?

Entenda quem são os personagens que Ava DuVernay vai adaptar para os cinemas Ontem surgiu o anúncio que Ava DuVernay, diretora de Selma e Uma Dobra no Tempo, vai...
Novos Deuses DCEU Ava DuVernay DC Comics Jack Kirby
Novos Deuses DCEU Ava DuVernay DC Comics Jack Kirby

Entenda quem são os personagens que Ava DuVernay
vai adaptar para os cinemas

Ontem surgiu o anúncio que Ava DuVernay, diretora de Selma e Uma Dobra no Tempo, vai dirigir uma adaptação cinematográfica de Os Novos Deuses, a criação de Jack Kirby – e uma das invenções mais complexas da indústria – para a DC Comics. A trama por trás dos Novos Deuses é tão maluca quanto a história de sua criação.

Os Novos Deuses “nasceram” na Marvel

Okay, essa foi meio clickbait, mas tem uma história interessante por trás. Jack Kirby havia passado boa parte da década essencialmente criando o Universo Marvel com Stan Lee. Seu traço singular colocou no papel pela primeira vez o Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Doutor Destino, Ego o Planeta Vivo, Inumanos, Pantera Negra, Groot e Galactus. Antes disso, com Joe Simon ele também criou o Capitão America. Tecnicamente, a primeira história do Homem-Aranha foi ilustrada por Kirby, mas Stan Lee optou por Steve Ditko e o lançamento do personagem foi redesenhado.

No final da década, Jack Kirby estava insatisfeito com sua carreira na Marvel. A falta de controle criativo, quebras de promessas, zero atribuição e créditos pelas suas criações e uma atribuição criativa desproporcional a Stan Lee e sua crescente presença na mídia levaram Kirby a repensar seu relacionamento com a Casa das Ideias.

Thor, Ragnarok e o Quarto Mundo

Ainda na Marvel, Kirby começou a elaborar um projeto onde ele teria maior controle editorial e retenção dos direitos de imagem. Seu ponto de partida seria o surgimento de um novo mundo de Deuses a partir da destruição apocalíptica de um panteão de divindades. Eis que em 1966, em Thor #127 e #128, ele teve a oportunidade de “testar” uma primeira versão do mito de criação dos Novos Deuses.

Na história, os deuses de Asgard tombam em Ragnarok e de suas cinzas, surge uma nova era de deuses. Alguns anos depois, Kirby levou estas ideias para a DC e deu início aos Novos Deuses. E até como uma farpinha em direção ao antigo emprego, a história do surgimento do “Quarto Mundo”, parece começar durante o Ragnarok de Thor, criando um dos mais famosos “crossovers clandestinos” entre as duas editoras.

Caso não tenha ficado na cara suficiente, na quinta edição de O Povo da Eternidade, um dos spinoffs do Novos Deuses, Lonar visita as ruínas dos antigos deuses e encontra um elmo bem familiar.

Novos Deuses Jack Kirby DC

Os Novos Deuses

O mundo antigo dos deuses, Asgard Urgrund, é destruído. Da explosão, surgem dois planetas: Nova Gênesis e Apokolips. O primeiro é um verdadeiro paraíso com florestas e cidades futuristas e harmoniosas; e liderado pelo Pai Celestial que representa o lado do bem. O segundo é uma esfera infernal, repleta de buracos de lava, maquinaria industrial e criaturas demoníacas; seu líder é Darkseid.

Vamos ver em detalhe alguns dos personagens mais famosos que ainda marcam presença no universo DC.

Nova Gênesis

Metron Novos Deuses DC Jack Kirby

Metron

Uma versão DC Comics bem mais sedentária de Uatu o Vigia. Metron, apesar de ter os poderes de um Deus, prefere permanecer como um observador passivo do universo em sua eterna jornada para obter todo o conhecimento. Sua cadeira Mobius permite que ele viaje para qualquer lugar, dimensão e qualquer período no tempo. Ele é criador dos tubos de explosão que os Novos Deuses usam como modo de transporte.

 


 Grande Barda Novos Deuses Jack Kirby DCGrande Barda

Grande Barda nasceu em Apokolips e foi criada no orfanato da Vovó Bondade onde guerreiros são treinados desde a infância para morrer por Darkseid. Devido ao seu grande potencial, Barda foi preparada para um dia assumir a liderança das Fúrias, uma tropa de elite de Apokolips formada somente de mulheres. Eventualmente, ela conhece Scott Free, o Senhor Milagre e se apaixona começando sua jornada para se rebelar contra as forças de Darkseid e se juntar a Nova Genêsis. Barda e Scott eventualmente se mudaram para a Terra onde ambos participaram da Liga da Justiça.


Pai Celestial

Izaya, o Herdeiro é a verdadeira identidade do Pai Celestial. O líder de Nova Gênesis e líder das forças do bem contra Apokolips. Além de líder político, ele também é um líder espiritual dos Novos Deuses e traz para seus súditos a sabedoria da Fonte, uma força primordial do Universo DC que supostamente carrega em si a essência da criação.

 


Senhor Milagre Novos Deuses Jack Kirby DCSenhor Milagre

Para evitar que ambos os planetas se destruam em um conflito tecno-cósmico, o Pai Celestial ofereceu uma solução diplomática. Ele enviaria seu filho, Scott Free, para viver em Apokolips e Darkseid mandaria seu filho, Orion, para morar em Nova Gênesis. O Novo Deus que eventualmente se tornaria o Senhor Milagre jamais aceitou seu papel no planeta maligno e começou a se rebelar. Ele se apaixonou por Barda, uma tenente de Darkseid e o resto é história. O Senhor Milagre é o maior escapista do universo capaz de fugir até mesmo da própria morte.


Orion Novos Deuses Jack Kirby DCOrion

O Cão de Guerra, o segundo filho de Darkseid, o guerreiro mais poderoso de Nova Gênesis. Apesar de sua origem infernal, Orion foi criado em Nova Gênesis como parte da troca diplomática que deixou Scott Free preso em Apokolips. Orion passou boa parte de sua juventude aprendendo a conter o ódio e fúria, fruto da semente maldita de Darkseid, e canaliza-los para o bem.

 


Povo da Eternidade Novos Deuses Jack Kirby DC ComicsPovo da Eternidade

Inspirados pelo movimento hippie dos anos 60, este grupo de Novos Deuses jovens lutam contra Apokolips e protegem a Terra. Eles conseguem unir suas essências com a ajuda de uma Caixa-Mãe (aqueles cubos do filme da Liga da Justiça) e formar o Homem Infinito, um ser super poderoso. Recentemente apareceram na segunda temporada de Justiça Jovem, disponível na Netflix.


Apokolips

Darkseid Novos Deuses Jack Kirby DC ComicsDarkseid

O líder tirânico de Apokolips que busca os segredos da Equação Anti-Vida para tomar controle de todo o universo. Um dos maiores antagonistas do Universo DC e o verdadeiro deus da maldade. Faz Thanos parecer um adolescente revoltado que curte Black Veil Brides.

 


Desaad Novos Deuses Jack Kirby DCDesaad

Seu nome é inspirado no Marquês de Sade e ele é o torturador chefe de Apokolips. Sádico e covarde, ele na verdade nasceu em Nova Gênesis, mas foi corrompido na sua infância pelas manipulações de Darkseid. Apesar da sua natureza traidora, ele raramente tenta usurpar o trono de seu mestre.

 


Kalibak Novos Deuses DC Comics Jack KirbyKalibak

O filho primogênito de Darkseid. Kalibak é força bruta pura e acima de tudo, busca a aprovação de seu pai, mesmo com seus sucessivos fracassos. Apesar da sua inclemência, Darkseid tem um certo carinho pelo seu filho, ele sempre o traz de volta a vida após mata-lo como punição.

 


Lobo da Estepe Novos Deuses Jack Kirby DC ComicsLobo da Estepe

Membro das forças de elite de Apokolips e tio de Darkseid, o Lobo da Estepe é o implacável general das forças armadas do planeta. Ele foi o antagonista do filme da Liga da Justiça e foi interpretado por Ciarán Hinds.

 

 


Vovó Bondade Jack kirby Novos deuses dc comicsVovó Bondade

Seu nome é puramente irônico. Vovó Bondade faz uso de métodos nefastos de lavagem cerebral e tortura para treinar e condicionar os soldados de elite de Apokolips. Ela provou seu valor a Darkseid ao assassinar seu cachorro de estimação na frente do tirano. Ela controla o Orfanato, a instalação de treinamento onde Barda passou sua infância.

 


Glorioso Godfrey

Inspirado nos televangelistas, Godfrey tem o poder da persuasão e usa suas habilidades de manipulação das massas para espalhar a palavra de Darkseid pelo universo. Na Terra, chegou a organizar uma campanha de ódio para tentar tornar qualquer atividade super-heroica ilegal e deixar o planeta vulnerável para uma invasão interplanetária.

 


O elenco dos Novos Deuses conta ainda com inúmeros personagens menores. Sabemos que DuVernay tem um olhar único para quebrar o convencional, como no caso de A Dobra no Tempo, agora basta esperar para ver o que a diretora vai construir com um universo tão rico e um legado tão importante dos quadrinhos.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categories
Games & HQ'sQuadrinhos

RELATED BY