Steven Spielberg homenagem Akira Kurasawa

Spielberg produzirá série baseada em “Rashomon” de Akira Kurosawa

UAU! Que linda homenagem!

A Amblin Television, produtora da Steven Spielberg, vai produzir uma série baseada no vencedor do Oscar, Rashomon, de Akira Kurosawa, um dos ídolos do diretor de E.T. – O Extraterrestre

Não existe nada mais emocionante para um cineasta do que prestar uma homenagem a uma pessoa que o inspirou em sua carreira. No caso de Steven Spielberg, a lista não é grande mas tem nomes importantes como vários filmes dos cineastas americanos John Ford (Rastros de Ódio), Frank Capra (A Felicidade não se Compra), William Wyler (Ben-Hur), George Stevens (Os Brutos Também Amam), além do sueco Ingmar Bergman (O Sétimo Selo), o japonês Akira Kurosawa (Os Sete Samurais).

Kurosawa foi o primeiro cineasta japonês de pós-guerra que conseguiu chegar até o público americano com seus filmes, especialmente após Rashomon, feito em 1950 no Japão. O filme mostra um grupo de pessoas reunidas em volta de uma fogueira para discutir um estranho caso envolvendo um samurai morto e sua esposa. O importante é que a narrativa é totalmente fora dos padrões, onde a história é contada sob o ponto de vista de cada um dos membros do grupo, incluindo o espírito do samurai.

Lançado no mercado americano no ano seguinte, Rashomon surpreendeu até mesmo os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica, concedendo ao filme o Oscar Honorário de Melhor Filmes Estrangeiro. Em tempo: Os Sete Samurais foi uma das fontes de inspiração de George Lucas para criar a saga Guerra nas Estrelas no final dos anos 70.

Segundo declaram os responsáveis pela Amblin, Darryl Frank e Justin Falvey, a série será uma antologia de suspense que terá como base a mesma ideia usada no filme de Kurosawa. Ou seja, um acontecimento envolvendo um grupo de pessoas é narrado pelo ponto de vista de cada uma delas. Esse mesmo conceito foi usado no filme Ponto de Vista (2008), onde o atentado contra o presidente dos Estados Unidos é a base para os depoimentos que ajudam a descobrir o que aconteceu. Na realidade, a nova produção busca como inspiração o drama The Affair, exibido pelo canal Showtime e pela Netflix, onde o caso entre um professor e uma garçonete é narrado pelo ponto de vista de cada um deles.

A produção do “Projeto Rashomon”, ainda sem título definitivo, já começou a trabalhar, especialmente na estrutura da série, que terá dez episódios abordando esses vários pontos de vista sobre o arco da história principal.

Para quem não sabe, a Amblin Television tem em seu currículo séries como The Americans, Bull, The Haunting Hill, Under the Dome, Os Borgias e Histórias Maravilhosas. A antologia Rashomon deve chegar à telinha no final de 2019.

Que bela homenagem…

Comente via Facebook!
Categorias
NotíciasSéries

Ver também