Roberto Bolaños, o Chaves, falece

Hoje falece Roberto Bolaños, o criador de Chaves e Chapolim e responsável pela infância de várias gerações no Brasil. Hoje, Roberto Gomez Bolanõs faleceu aos 85 anos. Nascido na...

Hoje falece Roberto Bolaños, o criador de Chaves e Chapolim e responsável pela infância de várias gerações no Brasil.

Hoje, Roberto Gomez Bolanõs faleceu aos 85 anos. Nascido na Cidade do México em 21 de Fevereiro de 1929, o genial comediante, roteirista e ator começou sua carreira como redator publicitário antes de fazer o salto para roteiros de comédia no cinema na década de 50. Na década de 60 ele estreou como ator no filme Dos Criados Malcriados.

Apelidado de Chesperito, o Pequeno Shakespeare, devido a semelhança de roteiros notada entre ele e o escritor inglês, foi em 1970 quando Bolaños criou seu programa “Chesperito” onde foram criados o personagem o Chapolin Colorado e um ano depois o Chaves. Apesar do cancelamento do programa Chesperito, tanto o Chapolin quanto Chaves ganharam programas independentes que permaneceram no ar até 1979.

Em 1984, quando o SBT firmou um acordo de distribuição de conteúdo com a Televisa, a emissora mexicana, além de receber os direitos de produção de telenovelas e programas de auditório, junto ao pacote vieram os programas do Chaves e Chapolin. Incerto da utilidade dos seriados, ambos foram usados como um preenchedor de espaço da grade da emissora e como “levanta audiência”, desde então, se tornou um dos mais renomados sucessos da TV aberta e assistido por diversas gerações desde sua chegada ao Brasil, fenômeno que se repetiu em diversos países da América Latina.

Bolaños foi casado duas vezes, o primeiro casamento com a escritora Graciela Fernandez teve seis filhos, o segundo casamento foi com a atriz e escritora Florinda Meza, muitos devem lembrar dela como a Dona Florinda de Chaves e de diversos papéis em O Chapolin Colorado. O ator, escritor e comediante sofria de saúde instável desde 2009 e era o constante foco de falsos boatos de falecimento pela mídia.

Até a próxima.

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Notícias

Ver também