Forgotten Realms – Tudo sobre o novo Campaign Setting

Gabriel Grandi do site The One Player estreia na Freakpop falando de RPG. Vamos conhecer melhor o novo Campaign Setting de Forgotten Realms? Quando você ouve “Velho! Estou jogando uma...

one_player_base

Gabriel Grandi do site The One Player estreia na Freakpop falando de RPG.
Vamos conhecer melhor o novo Campaign Setting de Forgotten Realms?

Quando você ouve “Velho! Estou jogando uma campanha de Forgotten Realms foda de mais!” você logo deve pensar: Cormyr, Água Ruidosa, Orcus, Kobolds (CAROK: gíria usada por alguns para definir uma campanha bem rasa de Forgotten Realms). O que é muito comum de fato. O material mais novo traduzido traz esses ícones na linha de frente e, infelizmente, pela estranheza que a quarta edição causou no jogadores, as traduções não foram muito além desses itens. Mas, se você tiver um inglês meia-boca e tempo para ler a tonelada de livros que existe, você vai se surpreender ao ver que Forgotten Realms vai muito, MAS MUITO além de um príncipe demônio, de um reino e de algumas criaturinhas.

forgotten-realms-rpg-freakpop-01

Os artigos que dedicarei ao mundo de Forgotten Realms trarão luz a algumas criaturas, reinos e histórias que acabam ficando perdidas na escuridão, mas que podem fazer a diferença em sua campanha. Vamos nos aventurar nas profundezas de Faerûn em busca da origem das diferenças entre as raças élficas, vamos navegar pelo Mar Astral em busca das moradas dos deuses, desceremos pelos nove infernos para trocar uma ideia com o cara que manda naquela joça, Asmodeus; visitaremos o plano dos criadores do mundo e muito mais. Mas lembre-se, o que vocês lerem aqui, ou nos livros, não são necessariamente dogmas a serem seguidos sem questionamento, são apenas material de referência para a SUA criação. Nada é mais envolvente do que jogar em um mundo criado por você e seus amigos.

forgotten-realms-rpg-freakpop-05

E para começar, vamos falar de alguns acontecimentos importantes sobre o “novo” Forgotten Realms:

O mundo em que se encontra o continente Faêrun, chama-se Toril. Ventos amargos correm pelos ermos intermináveis, ondas de tempestades se chocam contra a Costa da Espada, criaturas terríveis atormentam os sonhos até mesmo dos mais corajosos, e entre essa vasta extensão de terras: Reinos em ascensão e terras inexploradas.

[dropcap size=small]1. [/dropcap]Quase cem anos se passaram desde a edição anterior do Campaign Setting de Forgotten Realms. O ano em que nos encontramos é 1479 DR, ano do imortal (The Year of the ageless one).

[dropcap size=small]2. [/dropcap]A praga mágica alterou drasticamente o cosmos do mundo. A praga teve início em 1385 DR (ano do fogo azul, Year of Blue Fire). A magia selvagem liberada pela morte da deusa Mystra se alastrou como a radiação de uma bomba atômica, levando países inteiros ao desaparecimento, principalmente nas regiões ao sul do Mar das Estrelas Caídas (Sea of Fallen Stars). Lugares que antes não possuíam sequer uma gota de mana, agora jorram com cachoeiras mágicas, ilhas voadoras, torres e pináculos de magia desconhecida. A praga magica foi tão forte que trouxe de volta reinos e até mesmo planos que acreditava-se terem desaparecido para sempre.

[dropcap size=small]3. [/dropcap]Partes de Abeir ( o reino esquecido) se fundiram a Toril. A Praga arcana rasgou até mesmo além dos limites planares, e o irmão gêmeo que há muito tempo havia se perdido foi pego pelo turbilhão. Massas de terra equivalentes trocaram de lugar trazendo consigo suas populações. Passando pelo Mar Sem Rastros, um continente inteiro foi trazido, e agora é conhecido como Abeir Regressa (Returned Abeir).

[dropcap size=small]4.[/dropcap] O número de deuses caiu drasticamente. Muitos sucumbiram por planos divinos ou por planos diabólicos, outros foram varridos pela praga magica e outros ainda foram descobertos como aspectos de deuses que já existiam. Aqueles que não se enquadram nisso, perderam tanto poder que se tornaram exarcas de outros deuses.

[dropcap size=small]5.[/dropcap] A praga deixou suas marcas também em criaturas, principalmente nas criaturas das Terras Praguejadas (Plaguelands) onde a magia urra sem contenção. Após serem expostos à praga, os indivíduos marcados desenvolvem cicatrizes magicas (spellscars) que lhes concedem habilidades únicas… mas por um preço. As vitimas da onda devastadora foram transformados em monstros horríveis, não apenas devido a cicatrizes, mas por mutações inimagináveis em sua genética. Por sorte essas criaturas terrivelmente poderosas e agressivas são poucas, então fique de olho quando estiver viajando!

[dropcap size=small]6.[/dropcap] Colapsos em Underdark mudaram muito a paisagem de Faerûn. Conforme a terra caía, o nível do Mar das Estrelas Caídas foi alterado terrivelmente. Um enorme abertura para o Underdark se formou ao Sul de Chondalwood. Em adição para esse buraco do tamanho de um país, as mudanças subterrâneas transformaram as viagens para o Underdark muito mais acessíveis. Perceba que eu disse ACESSÍVEIS, não disse nem mais fáceis, nem mais simples!!!

[dropcap size=small]7.[/dropcap] Thay se tornou uma ameaça. A antiga terra dos Magos Vermelhos está agora sobre o controle de um único regente louco: Szass Tam. Ele quase conseguiu realizar um ritual que o transformaria em um ser imortal. Porém, como eu disse, ele QUASE conseguiu… A sua falha transformou Thay em um pesadelo de mortos vivos. Agora o regente pretende expandir as fronteiras de Thay para ele conseguir realizar o ritual novamente.

[dropcap size=small]8.[/dropcap] O antigo império de Netheril foi reestruturado. Os Doze Príncipes da Sombra governam da capital do império, Enclave Sombrio (Shade Enclave), em uma terra recentemente reconquistada no Deserto Anauroch. Netheril é, novamente, um jogador de peso e uma ameaça para todos os reinos nortenhos.

forgotten-realms-rpg-freakpop-04

Galera, acredito que isso já dê para vocês vislumbrarem um pouco sobre o mundo de Forgotten Realms. Muito, mas muito mais coisas estarão aqui para vocês conferirem. Então fiquem ligados aqui na Freakpop!

De Gabriel Grandi, The One Player.

Comente via Facebook!
Categorias
Games & HQ'sLivros

Ver também